Os integrantes (20 sindicatos e associações) do Fórum de Defesa das Carreiras do Poder Executivo do Estado do Maranhão reuniram-se, esta semana, presencialmente, em mais uma etapa de encontros destinados a propor ao Governo recomposição salarial para os servidores públicos estaduais. O encontro deu sequência à série de reuniões programadas para elaborar a agenda a ser discutida. Anteriormente, reuniram-se por videoconferência.
A coordenação do fórum aguarda resposta de pedido de audiência com os secretários da Casa Civil, Sebastião Madeira; Pedro Chagas, da SEGEP; e Luís Fernando Silva, da SEPLAN. Deles pretendem obter informes sobre o que está previsto sobre o tema na LOA 2023 e dados para a argumentação que pretendem apresentar para fundamentar o pedido. Também será solicitada audiência com o presidente da Assembleia Legislativa (ALEMA), deputado Othelino Neto.
Um dos delegados do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA), o coordenador sindical Clenilson Santos Almeida Júnior, observou que os componentes do fórum lideram a mobilização das categorias e acompanham a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária 2023 na ALEMA, com prazo de aprovação para meados de dezembro.
Os delegados do fórum observaram as favoráveis condições financeiras do Estado para a concessão de reajuste em níveis compatíveis com as perdas inflacionárias. Segundo o Departamento Financeiro do SINFA-MA, as condições estão expostas no Relatório Fiscal emitido periodicamente pelo Estado e encaminhado aos organismos financeiros do governo federal e entidades afins. Por ele, constata-se a redução da Despesa Corrente Líquida de 35% para 32%.