O reconhecimento e a valorização do profissional das áreas das geociências e o papel da Agronomia num cenário de crescimento demográfico global (segurança alimentar), enfaticamente defendidos na 78ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), foram temas mais destacadamente aplaudidos pela delegação do SINFA-MA que compareceu ao evento, em Gramado (RS).

Também agradou à comitiva a defesa que a presidente o CREA-RS, engenheira ambientalista Nanci Walter, fez do alinhamento da categoria com a representação parlamentar, no sentido de encaminhar suas demandas e torná-las institucionalmente aplicáveis, “Devemos estar dispostos em sentar à mesa e dialogar; foi o que ouvimos aqui, em todas as palestras”, sugeriu ela.

No rumo – Para o presidente Diego Sampaio foi grato saber que a maioria das delegações presentes ao evento defende os pontos de vista acima revelados. “Pois aqui no SINFA alguns destes procedimentos já adotamos como estratégia de nossas negociações. No encaminhamento de nossas demandas atentamos para o alcance institucional de nossas pautas; este aspecto do diálogo, em nossa opinião, não pode ser ignorado; em razão de nossa responsabilidade com o compromisso ao público”, advoga.

Outro membro da delegação do Grupo AFA, Francisco Saraiva Júnior (tesoureiro do SINFA-MA e vice-presidente da União Nacional dos Fiscais Agropecuários – UNAFA), foi adiante. Enfatizou a importância do reconhecimento e da valorização dos servidores públicos dessas atividades em função do seu papel essencial na sociedade. Citou remuneração justa, condições de trabalho adequadas, oportunidades de desenvolvimento profissional com equidade de gênero e, principalmente, respaldo público por suas contribuições, como fatores de estímulo às atividades e excelência no desempenho funcional.

Avanços – Diego Sampaio agradeceu ao Sistema CONFEA/CREA/MUTUA a oportunidade dessa interação, principalmente entre Engenheiros Agrônomos, do Brasil e dos estrangeiros, e sindicalistas presentes. “É uma troca de experiências que iremos transmitir aos colegas no Maranhão, sobre a Engenharia Agronômica e seus avanços”, anunciou.

Saraiva Júnior destacou a oportunidade de interagir com os CREA estaduais, com colegas da fiscalização agropecuária de diversos Estados e de todo o Brasil, avaliando a compatibilidade de suas ações. Em relação aos CREA observou a compatibilidade das atividades entre os agentes dos dois órgãos. “Temos ações que realizamos de forma conjunta”, esclareceu.

Manifestações – A representante da Agência Estadual de Defesa Agropecuária – AGED no CREA-MA (conselheira da Câmara Técnica de Agronomia), Filomena Carvalho, considera sua presença no conselho “uma ponte entre a AGED e o CREA, fator de crescimento das atividades entre os dois órgãos”. Destaca ainda que a interação ajuda a divulgar o trabalho dos dois para a comunidade, principalmente o da AGED em relação à Agropecuária. Opinião que seu colega na Câmara, Roberval Raposo Júnior, compartilha.

O superintendente de Fiscalização do CREA-MA, Wesley Garcês, exaltou a importância da presença dos agrônomos da AGED na Câmara Técnica da Agronomia do conselho. “Fiscalização é ato decorrente dos planos que cada área de atividade propõe. E os relativos à Agronomia, agora trazidos pelos delegados da AGED, aprimoram a atuação e contribuem para a excelência dos resultados”

O presidente do CREA-MA, Luís Plécio Soares, festejou a expressiva presença maranhense no conclave. Destacou a importância da representação para a integração das engenharias no Maranhão, a aplicação dos conhecimentos absorvidos durante a reunião, a oportunidade de conhecer a evolução tecnológica à disposição das geociências e as técnicas das quais podem fazer uso os profissionais das diversas áreas. Por fim, comemorou a presença do SINFA-MA, da AGED na Câmara Técnica de Agronomia do conselho (com Filomena Carvalho e Roberval Raposo Junior) e na SOEA.

Published On: agosto 20th, 2023 / Categories: Fiscalização Agropecuária, SINFA MA / Tags: , , /

Compartilhar