Os servidores públicos maranhenses, pelas suas representações sindicais, endereçaram expediente ao governador Flávio Dino, defendendo a aplicação de reajustes salariais em 2022. Ao documento anexaram relatórios de gestão fiscal do Estado, nunca desmentidos, comprovando a existência de margem para a concessão do aumento.

Os estudos demonstram perdas salariais entre 44,57% e 52,81%, por falta de correção há seis anos. A iniciativa foi do Fórum de Defesa das Carreiras do Poder Executivo Estadual.

Assinaram o documento, também endereçado à secretária de Planejamento e Orçamento, Cyntia Lima, 17 representantes sindicais, entre os quais o vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA), Samuel Silva. Ele considera que, finalmente, o governo se mostrará sensível ao apelo dos servidores, muito próprio dos períodos eleitorais.

LDO – No expediente, os signatários pedem que a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício do ano que vem contemple valores que permitam dar aos servidores estaduais reajustes compatíveis com as perdas acumuladas ao longo dos anos recentes. “Pelo menos esperamos a recomposição da inflação dos últimos exercícios”, observa o vice-presidente do SINFA-MA.

Os sindicalistas lembram que “o último reajuste na tabela de vencimentos do Grupo Ocupacional da Administração Geral e do Grupo Ocupacional Estratégico ocorreu, respectivamente, em 2015 e 2014”. Desde então, avaliam, todos tiveram seu poder de compra fragilizado, o que esperam corrigir com a medida solicitada no expediente.

DIEESE – Sobre a anexação do relatório sintético de Gestão Fiscal do DIEESE, que reproduz dados econômicos divulgados pelo governo estadual, justificam que o ali demonstrado confirma haver margem para a concessão do reajuste, sem o comprometimento da obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal, que reúne normas de finanças públicas para prevenir o desequilíbrio dos gastos públicos.
Na condição de filiado ao Departamento há 10 anos, o sindicato recebe periodicamente este informe.

O SINFA solicita a informação para acompanhar o desempenho da movimentação econômico-financeira do Estado, o que dá segurança aos seus interlocutores quando das discussões sobre reivindicações desse cunho com os gestores da área econômica.

Published On: agosto 26th, 2021 / Categories: SINFA MA / Tags: , , /

Compartilhar