A fragilidade das instalações físicas da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) em Buriticupu tem facilitado a ação de marginais. Só este ano o escritório foi arrombado seis vezes e sofreu prejuízos com a perda de vários equipamentos. A chefia local denuncia falta de segurança aos servidores.

A precariedade das instalações tem sido insistentemente comunicada à Central, em São Luís, sem sucesso. As invasões aconteceram entre fevereiro e dezembro; as portas e janelas de material frágil, sem fechaduras adequadas e sem grades, facilita o ingresso dos invasores. Os pedidos de reparo são ignorados ad aeternum.

Prejuízos – Em 2023, o primeiro arrombamento aconteceu em 4 de fevereiro; o sexto em 17 de dezembro. Os equipamentos, mesmo deficitários, são levados pelos bandidos – bomba d’água, kits de atendimento a focos, medicamentos para uso em animais, cordas, fogão elétrico, mantimentos, material de expediente, pistolas de vacinação, galões de água, suprimentos de impressora.
Aos furtos se associam os danos a material permanente e a documentos oficiais, retirados do interior do prédio e deixados ao relento, tornando-os inutilizáveis. A chefia local acionou as autoridades policiais da região; estas realizaram investigações, pesquisaram imagens de câmeras de segurança de locais próximos, mas sem sucesso.

Também sem sucesso foram os BO e memorandos encaminhados aos escalões superiores da autarquia. Os pedidos de reforma das instalações físicas não obtiveram resposta. Um pedido de orçamento de obras e serviços para grades nas janelas e portas e circuito de monitoramento por câmeras foi pedido, encaminhado, mas não houve procedimentos a partir dele. A estrutura de atendimento está comprometida. E os servidores sem solução para a insegurança.

 

 

Published On: dezembro 20th, 2023 / Categories: SINFA MA /

Compartilhar