Na condição de parceiro e convidado, o Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) esteve representado na posse da nova diretoria da Associação dos Criadores do Maranhão (ASCEM), na segunda-feira 21 de março de 2022. O presidente Ricardo Rodrigues Ataíde, à frente de companheiros produtores rurais, comandará os destinos da entidade até 2025 (coincidentemente o mesmo período da nova gestão do SINFA-MA, eleita em fevereiro passado).

Pelo sindicato compareceram Samuel Silva (vice-presidente) e Keyla Cardoso (secretária-geral). Os dois levaram os cumprimentos do presidente Diego Sampaio e reafirmaram a parceria com a associação, inclusive na retomada da EXPOEMA, uma das maiores e mais prestigiadas mostras agropecuárias do país e marca de prestígio entre os produtores rurais do país.

Representação – O SINFA-MA está representado, institucionalmente, na nova gestão pelo diretor comercial Carlos Henrique Mendes, fiscal estadual agropecuário (FEA) e filiado ao sindicato; e, por laços afetivos, ao diretor da Comissão Técnica, Sebastião Anchieta, ex-diretor da AGED (Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão), que congrega os servidores agropecuários.

O novo presidente e o diretor da Comissão Técnica da ASCEM, respectivamente Ricardo Ataide e Sebastião Anchieta (à esquerda) na foto com Samuel Silva e Keila Cardoso, do SINFA-MA.

O novo presidente e o diretor da Comissão Técnica da ASCEM, respectivamente Ricardo Ataide e Sebastião Anchieta (à esquerda) na foto com Samuel Silva e Keila Cardoso, do SINFA-MA.

Para os representantes do sindicato na cerimônia, “a nova direção da ASCEM prosseguirá contribuindo para a melhoria genética do rebanho estadual, facilitando o acesso dos produtores rurais às novas tecnologias e impulsionando o agronegócio maranhense”, na avaliação do diretor Samuel Silva e da secretária Keyla Cardoso.
EXPOEMA – Interrompida plenamente há quatro anos (houve uma edição precária em 2019, a 61ª), a Exposição Agropecuária do Maranhão foi marca de prestígio nacional, atrativo de empresários rurais e negócios atrelados ou não ao agronegócio brasileiro. A interrupção deu-se por conta de problemas envolvendo o local da mostra, o Parque Independência.

No discurso de posse, o presidente e agropecuarista Ricardo Ataíde anunciou a disposição de abrir um canal de entendimento com o Governo do Estado para retomar a feira ainda este ano, pois tradicionalmente realizada em setembro, face à titulação do parque – Independência. A primeiro autoridade a ser contatada será o futuro governador Carlos Brandão.

Como argumentos, o dirigente pretende mostrar que a feira, além de sua representatividade para o setor rural, proporciona ganhos ao turismo na capital, aquece o comércio, permite a reunião de pesquisadores em torno de novas técnicas e manejos, entre os principais benefícios. Ele idealiza um sistema híbrido, com transmissão via internet, que ampliará as vendas, em especial nos leilões. (com a colaboração da Maranhão Hoje).

Published On: março 22nd, 2022 / Categories: SINFA MA / Tags: , /

Compartilhar