Integrados ao Fórum de Defesa das Carreiras do Poder Executivo, dirigentes e associados do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão estão mobilizados para a Audiência Pública nesta sexta-feira, 28 de abril, às 15h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Vão concluir os detalhes da proposta de criação da Mesa de Negociação Permanente e de fixação da data-base para revisão salarial anual dos servidores públicos maranhenses.
A iniciativa do deputado estadual Wellington do Curso será transformada em Projeto de Lei, sob o nome oficial de Programa de Negociação Coletiva Permanente (PRONEC), com o objetivo de estabelecer diálogo formal entre servidores e poder público, pondo fim às incertezas quando necessário o debate acerca dos temas de interesse do funcionalismo a serem levados ao governo.

Pauta – Os líderes sindicais dos servidores públicos consideram fundamental a presença dos interessados no Plenarinho da ALEMA, a partir das 15h30 desta sexta-feira, 28 de abril, para acompanharem os debates, entenderem como seus representantes lidam com as demandas e constatarem, pelos depoimentos das lideranças, as dificuldades enfrentadas quando das negociações.

Recentemente, foi encaminhado, pelo Fórum, pedido de audiência ao governador Carlos Brandão, pedido de audiência das entidades sindicais e associativas. Dele constam, diz o presidente do SINTSEP e coordenador do Fórum, Cleinaldo Lopes, pauta unificada com 30 assuntos, “todos de interesse comum das partes, ignorados pelo governo ao longo dos últimos oito anos”.

Congelamento/perdas – Os servidores reclamam do congelamento a que os salários estão submetidos há oito anos. Observam que, manifestada insatisfação, no início do ano passado, o governo estadual concedeu tímido reajuste de 9% (nove por cento), mas com índices diferenciados por grupos ocupacionais e pago em duas etapas.

O presidente do SINFA-MA, Diego Sampaio, denuncia significativa diminuição do poder de compra e desvalorização da renda entre os servidores da categoria, com perda superior a 60%, entre 2015 e 2022, índices dos mais altos entre os servidores das diversas categorias do Poder Executivo maranhense.

Published On: abril 25th, 2023 / Categories: SINFA MA / Tags: /

Compartilhar