A mobilização dos servidores públicos da fiscalização agropecuária do Maranhão, na abertura da 63ª EXPOEMA, atraiu a atenção de autoridades e populares. Eles se postaram à frente do palanque oficial, vestindo camisas com palavras de ordem para, principalmente, exigirem a adoção de novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR Já).

Ao se dirigirem ao público, as autoridades, entre elas o governador Carlos Brandão, do alto do palanque, puderam visualizar a manifestação. Os funcionários também ganharam ampla visão do público em seu entorno, para o seu protesto silencioso. Os sindicalistas circularam pelo Parque Independência durante horas (das 17h às 21h), em intensa movimentação.

Reconhecimento – Autoridades, lideranças do empresariado rural e populares reconheceram a validade da luta dos integrantes do Grupo AFA (Atividade de Fiscalização Agropecuária) por valorização do servidor pelo trabalho que desenvolvem contra a disseminação de pragas e a contaminação de doenças nos rebanhos.

Em seu discurso, o governador enalteceu o trabalho dos agedIanos (os servidores são vinculados à Agência Estadual de Defesa Agropecuária – AGED). Disse do esforço do governo sobre a adoção de medidas (algumas já implantadas) para atender aos reclamos dos servidores e reafirmou seu apoio à categoria. Depois, faz uma visita ao stand da autarquia no parque.

Boas novas – Indagado sobre a implantação de benefícios ainda neste setembro, o secretário de Agricultura e Pecuária, Diego Rolim, disse que o governo está avaliando, com a atenção que o assunto merece, a pauta dos servidores. Confirmou a dedicação do governador para com os funcionários do grupo e o trabalho que desenvolvem e previu que boas novas podem ser anunciadas no decorrer de setembro.

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, considerou válida a campanha, destacando que sua política para a defesa agropecuária, na capital, São Luís, tem nos servidores da AGED importante fator de desenvolvimento. Ele destacou sua defesa pelos interesses da categoria desde o exercício dos mandatos parlamentares (foi deputado estadual e federal antes de assumir o governo municipal).

Papel cumprido – Para o presidente do SINFA-MA, Diego Sampaio, e o tesoureiro, Francisco Saraiva Júnior, com a manifestação a direção sindical cumpriu seu papel de alertar a sociedade sobre a situação crítica que a AGED experimenta. Acreditaram que o apelo sobre reconhecimento atingiu seu objetivo junto ao governo.

Eles garantiram que continuarão mobilizados e aguardarão os próximos passos da administração estadual. “Sem valorização ao servidor a política de defesa agropecuária maranhense corre o risco de comprometer a segurança econômica que o volumoso rebanho proporciona ao Estado”, alertaram. Para a manifestação vieram delegações do interior do Estado, das unidades da Agência.

Published On: setembro 4th, 2023 / Categories: SINFA MA / Tags: /

Compartilhar