O Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Estado do Maranhão (SINFA-MA) manifesta seu apoio à Operação Rei do Gado, deflagrada na quarta-feira 17 de julho, resultado de investigação promovida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Maranhão e pela 3ª Promotoria de Justiça Regional de Defesa da Ordem Tributária e Econômica de Imperatriz.
A investigação, parte de uma ampla operação de âmbito nacional, visa esclarecer a participação de servidores públicos, lotados em repartições de Defesa Agropecuária, supostamente envolvidos na venda fraudulenta de gado, resultando em sonegação fiscal.
No Maranhão colaboraram a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED-MA) e a Secretaria de Estado da Fazenda. O apoio do SINFA-MA destina-se a reafirmar sua posição em defesa dos servidores maranhenses da categoria e de ver esclarecido o comportamento na questão, enquanto Agentes da Fiscalização Agropecuária (Grupo AFA), funcionários da AGED-MA.
Até o final esclarecimento dos fatos, o SINFA-MA confia na honorabilidade dos servidores maranhenses, dedicados aos propósitos de sua competência, estabelecidos nos diplomas legais que regem a atividade; e, até prova em contrário, crê na seriedade com que prestam serviços à sociedade, de que têm dado insuspeitas provas.
Aos que contribuem para esclarecer os fatos o aplauso do sindicato, pela manutenção da imagem incorruptível da categoria, dos que representam o trigo, supostamente atacados pelo joio dos que cobiçam ir além da responsabilidade profissional e funcional.
Concluso os procedimentos e apuradas as responsabilidades, dada ampla defesa aos investigados para evitar-se injustiças, sejam tomadas as devidas providências, salvaguardando-se a imagem dos que trabalham respeitando os princípios da legalidade e o tratamento dado ao bem público. E apagando a nódoa que, por acaso, haja maculado a categoria dos servidores agropecuários do Maranhão.
São Luís (MA), 19 de julho de 2024
(A) Diretoria Executiva do SINFA-MA