A direção do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) lançou no plenário da AgroBalsas 2023 o 1° Seminário Estadual de Defesa Agropecuária (1° SEDAGRO) – Maranhão na Zona Livre da Febre Aftosa sem Vacinação. A iniciativa do SINFA-MA teve imediata e profunda repercussão entre os participantes da mostra, que a elogiaram e reconheceram a atuação do sindicato em favor da política de defesa da pecuária maranhense.

A exposição máster da campanha ficou a cargo do vice-presidente do SINFA-MA, Samuel Silva. Ele esclareceu a logística da promoção, apoiada pela Assembleia Legislativa do Maranhão, que cedeu seu principal auditório, o “Neiva Moreira”, do Complexo de Comunicação do Parlamento, para o evento. Exposições e debates se estenderão pelos dias 15 e 16 de junho, pela manhã e à tarde.

Abordagem – Em sua fala, o vice abordou a importância de o Maranhão ser contemplado com a nova classificação para o combate à enfermidade, mas alertou para a necessidade de serem adotadas medidas locais urgentes e inadiáveis para o Estado responder às exigências estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para conceder a classificação. Uma auditoria, marcada para julho, avaliará estas condições.

Estendeu as considerações aos benefícios sanitários e econômicos que o Estado alcançará, sem deixar de alertar para as perdas advindas do não recebimento da classificação. “Temos que atender às rigorosas exigências da auditoria, pois elas terão sua avaliação também analisadas em caráter internacional, pela Organização Mundial de Saúde Animal, posteriormente”, chamou Samuel a atenção.

Parcerias – A fala foi ouvida com atenção pelo presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), Cauê Aragão; presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (ASCEM, mas representando o FUNDEPEC), Ricardo Ataíde; o vice-presidente da União Nacional dos Servidores da Fiscalização Agropecuária (UNAFA), Francisco Saraiva; e a enviada especial da Sociedade Brasileira para Defesa Agropecuária (SBDA), Filomena Carvalho. Parceiros decisivos para a promoção do evento no próximo junho.

Outras parcerias importantes que garantiram a iniciativa do SINFA-MA são: Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), pela Superintendência Federal de Agricultura no Maranhão; Governo do Maranhão, Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), Federação da Agricultura do Maranhão (FAEMA), União Nacional dos Servidores da Defesa Agropecuária (UNAFA), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMVMA), Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA SINDICAL) e ATR Leilões.

Segue, em anexo, a programação oficial do 1° Seminário Estadual de Defesa Agropecuária – 1° SEDAGRO

BAIXAR PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Published On: maio 18th, 2023 / Categories: SINFA MA / Tags: /

Compartilhar