O Sindicato da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) comemorou, com congêneres nacionais, a aprovação, na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputado, nesta semana, parecer do relator, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), a proposta que beneficia a Defesa Agropecuária brasileira.
Originado no Senado Federal (PLS n° 379, em 2016), por iniciativa do então senador Roberto Muniz (Bahia), a proposição tornou-se, na Câmara, no Projeto de Lei n° 9.281/2017, onde ora tramita. Dispõe pela compatibilidade e adequação financeira e orçamentária dos recursos destinados à Defesa Agropecuária, livre de contingenciamento.
Aprovação – Com substitutivo da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) teve, esta semana, parecer favorável aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação, relatado pelo deputado Luiz Gastão (PSD-CE). Ao fazer o anúncio, o presidente da comissão, deputado Mário Negromonte Júnior (PP-BA), congratulou-se com o então senador, pela iniciativa, e com o relator.
Ao relacionar as representações classistas dos servidores públicos que aplaudem a iniciativa do ex-senador baiano, destacou a participação do SINFA-MA, do CREA-MA e da UNAFA, apoiadores de primeira hora do projeto. Ao fazer o registro, Negromonte agradeceu aos seus colegas da comissão pela sensibilidade, considerando a importância da iniciativa em defesa da agropecuária.
Manifestação – A liderança sindical maranhense, representada pelo presidente do SINFA-MA, fiscal estadual agropecuário Diego Sampaio, comemorou esta etapa, lembrando que, em oportunidades anteriores, reuniu-se com as lideranças políticas afeitas à tramitação da proposta. Entre elas os presidentes da AFA-BA, Urbano Pinchemel Cardoso; e do SINFA-AP, João Carlos Farias Feitosa.
“Estamos no caminho de uma grande conquista; a de assegurar que os recursos que nos pertencem sejam alocados em nosso orçamento, sem ameaça de contingenciamento ou destinação diversa”, disse Sampaio. Em viagem a serviço da FAPCEN, o líder delegou ao colega diretor do sindicato, Saraiva Júnior, representá-lo nos agradecimentos aos parlamentares aliados à questão.
Saraiva Júnior esclareceu o papel do relacionamento político do sindicato com os parlamentos de todos os níveis. “Quando conversamos com nossos representantes, há quem entenda que estamos fazendo política partidária pura e simples. Este acontecimento demonstra a importância dos contatos com quem nos representa nas casas legislativas”, pontuou.