O Maranhão esteve presente à 7ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária (CNDA), ocorrida em Belo Horizonte (MG), entre 7 e 9 de junho. A delegação estadual reuniu o presidente, a secretária e o tesoureiro do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA), respectivamente Diego Sampaio, Keylla Cardoso e Francisco Saraiva Jr.
A promoção da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária e realização do Instituto Mineira de Agropecuária e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) abordou, ao longo dos dias, temas de defesa animal, defesa vegetal, insumos agrícolas, produtos de uso veterinário, inspeção animal, inspeção vegetal, rede laboratorial, educação sanitária, certificação, regulamentação, melhoramento genético.
UNAFA – A comitiva maranhense teve destacada participação na reunião da União Nacional dos Fiscais Agropecuários (UNAFA), que avaliou o papel dos servidores agropecuários, as ameaças à segurança da carreira, as tentativas de transferência das competências dos servidores públicos a terceiros e mudanças na legislação que podem comprometer os resultados da fiscalização e da inspeção a cargo dos agentes públicos.
Um mote bastante lembrado pelos palestrantes nesta reunião foi o frequentemente usado pelo vice da UNAFA, o engenheiro agrônomo maranhense Saraiva Jr., aproveitado de Rui Barbosa:“Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles”.
Para o presidente do SINFA-MA, Diego Sampaio, encontros do gênero
“enriquecem o conhecimento dos integrantes da categoria, revelam as inovações tecnológicas e administrativas e proporcionam bem sucedida troca de experiências entre as diferentes realidades funcionais neste país continental que é o Brasil”.
Ele elogiou, principalmente, o caráter itinerante do encontro, alternativamente sediado em todas as regiões do país.
No encerramento foi lida e aprovada a Carta de Belo Horizonte, com os resultados das discussões acerca das demandas da sociedade, do fortalecimento do sistema de vigilância ativa e passiva e do manejo de pragas, controle de enfermidades e impactos ambientais.