Reunida em assembleia, durante a 8ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA), a direção nacional da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) criou Coordenações Regionais para estreitar o relacionamento entre os profissionais e promover permanente intercâmbio entre as instituições estaduais representativas da categoria. O Maranhão foi contemplado com o comando da Regional Nordeste, com a eleição do ex-presidente e tesoureiro do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária (SINFA-MA), Francisco Saraiva Júnior. A SBDA tem sede na Bahia e sua finalidade é acompanhar a movimentação dos integrantes da carreira e suas representações.

SBDA – Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária

A Coordenação Regional do Nordeste reunirá as representações da Bahia ao Maranhão (Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) e a seu encargo estará a integração das unidades estaduais e o relacionamento com a direção nacional. “Pretendemos usar nossa experiência de atuação em grupo para desenvolver a interação entre instituições e companheiros comprometidos com a política de desenvolvimento da Defesa Agropecuária, fortalecendo a representação e valorizando o servidor público da categoria”, anunciou o coordenador nordestino.

Sarava Júnior pretende aplicar a experiência adquirida ao longo de anos como dirigente da Federação Nacional dos Fiscais Agropecuários (UNAFA), da Mutua (Caixa de Previdência do Sistema Confea-Crea-Mutua, da qual é diretor administrativo) e do SINFA-MA (ex-presidente por vários mandatos e agora tesoureiro) na articulação dos propósitos que presidem a instituição, na busca de resultados saudáveis e produtivos. Em entrevista ao canal SINFA ele detalhou o trabalho da coordenação: “Vamos aproximar a direção da entidade à base e também atrair os futuros profissionais que vierem a atuar na categoria, com vistas a consolidar a política do setor e sensibilizar o poder público quanto à importância desses profissionais e dessa política no processo de desenvolvimento econômico e social”.

O coordenador destacou que a instituição das coordenadorias é mais um passo para incentivar a pesquisa, a extensão e a integração das atividades no seio da entidade. “Esta é uma missão de alta relevância, que muito honra e satisfaz o SINFA-MA e, por extensão, a AGED, organismos de ponta da política de Defesa Agropecuária no Maranhão”. A caravana que representou o sindicato na conferência, liderada pelo presidente Diego Sampaio, e integrada pelos filiados Samuel Silva (vice), Ricardo Arruda (segundo tesoureiro), Cleide Santana e Clenilson Almeida Júnior (coordenadores sindicais) aplaudiu a escolha.

Published On: junho 14th, 2024 / Categories: SINFA MA /

Compartilhar