Motivar os recém-ingressados na vida acadêmica (calouros) a tirar o melhor aproveitamento da frequência na Universidade foi o tema da exposição que o fiscal estadual agropecuário (FEA-AGED/MA), tesoureiro do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária (SINFA), vice-presidente da União Nacional dos Fiscais Agropecuários (UNAFA) e delegado regional para o Nordeste da Sociedade Brasileira para Defesa Agropecuária (SBDA), Francisco Saraiva Júnior, fez aos novos universitários da Universidade Federal do Maranhão (UEMA).

Reunidos numa das instalações da Cidade Universitária “Paulo VI”, o Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), ele e executivos do complexo universitários, todos os ex-alunos, transmitiram aos recém-chegados suas experiências, expectativas e resultados de frequentadores dos cursos e da formação acadêmica alcançada. Falaram da importância do conhecimento, mas, também, do aproveitamento do aprendizado para desenvolverem o empreendedorismo, fugindo do mercado cômodo do serviço público.

Tripé – Saraiva falou de sua experiência pessoal quando, ao ingressar no universo acadêmico, procurar desenvolver habilidades que o habilitassem ir além dos limites do conhecimento científico, aproveitando este para preparar-se para os desafios da vida profissional, ao concluir a graduação. Ao longo do curso de engenheiro agrônomo assumiu atividades práticas que tornassem válidas a graduação, a pesquisa e a extensão.

Aos novos alunos aconselhou (a exemplo dos demais palestrantes) total envolvimento nas atividades acadêmicas, o trabalho em equipe, a frequência aos cursos paralelos e o aprimoramento na qualificação. Chamou a atenção para as dificuldades da mão de obra de formação universitária ser absorvida pelo serviço público, dada a complexidade da administração pública e suas implicações de ordem econômica.

A promoção do Acolhimento, pela Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, Professora Doutora Ilka Serra, buscou motivar os “calouros” para tirarem melhor aproveitamento da frequência na universidade, dos cursos que frequentarem, das atividades diversificadas e da formação acadêmica. A participação dos professores e ex-alunos foi iniciativa muito aplaudida pelos recém-aprovados ao ingresso na Universidade Estadual do Maranhão – Campus São Luís.

Published On: setembro 13th, 2024 / Categories: SINFA MA /

Compartilhar