A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) manifestou preocupação com a confirmação do primeiro foco de peste suína africana (PSA) na República Dominicana, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). “A ocorrência da doença disparou o alerta no setor produtivo de suínos do Brasil para a intensificação dos cuidados preventivos”, disse, em nota, a ABPA.

Ontem, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e a OIE confirmaram a presença do vírus em amostras de suínos coletadas no país. De acordo com relatos na mídia, esta é a primeira vez que a doença é detectada nas Américas em cerca de 40 anos.

Após a confirmação, a ABPA informou que “os rígidos procedimentos de biosseguridade adotados pelo setor produtivo foram atualizados e divulgados aos associados pela diretoria técnica, com foco especial na movimentação de pessoas intrassetorial”. Agora, a preocupação é com a exigência de quarentena para as pessoas que trabalham no setor produtivo e estão retornando ao País.

“Imediatamente após a divulgação da notícia, estabelecemos contato com o Mapa (Ministério da Agricultura) e iniciamos tratativas para a composição de medidas preventivas em portos e aeroportos, além das granjas, que são os principais pontos de atenção. O trabalho segue evoluindo em linha com o que o ministério já tem executado com sucesso”, disse o presidente da ABPA, Ricardo Santin, lembrando que o Brasil não registra focos de PSA desde 1984.

 

Fonte: Broadcast Agro.

Published On: agosto 5th, 2021 / Categories: SINFA MA / Tags: , , , /

Compartilhar