A Diretoria Executiva (DIREX) do Sindicato dos Servidores da Defesa Agropecuária do Maranhão (SINFA/MA) reuniu-se para analisar e informar sobre os prazos de registro da nova gestão nos sistemas cartorário e bancário. A ata de posse precisa ter concluído o processo de habilitação nos dois sistemas para habilitar os integrantes do novo mandato, mesmo reeleitos, já que extinto o mandato anterior, a movimentar os valores constante da conta.
Conforme o vice-presidente Samuel Silva, depois do reconhecimento cartorário, o documento é encaminhado ao sistema bancário para a habilitação dos operadores. Essa tramitação demora entre 20 e 30 dias Só com a conclusão dessas providências poderá haver a convocação das assembleias, cujo deslocamento de filiados participantes requer a cobertura dos custos pelo sindicato.
Prazos – O mandato da atual diretoria, eleita em 18 de fevereiro de 2022, vai de 25 de fevereiro de 2022 a 25 de fevereiro de 2025. Assim, as assembleias previstas para se realizarem em os primeiro três meses do novo período ainda estão dentro do prazo (expira em 25 de maio). Este período está nas disposições estatutárias.
O vice-presidente Samuel Silva informou que, nos contatos com dirigentes dos sistemas, pediu celeridade no andamento da habilitação, considerando a necessidade de, quanto mais cedo possível, reuniu a comunidade funcional no sindicato e apresentar a agenda que deverá ser encaminhada às autoridades, na defesa dos interesses da categoria, principalmente pela instalação de novo governo.
Samuel Silva não quis arriscar prazo, mas acredita que, no mais breve tempo possível, “os canais estarão desobstruídos”. E o presidente Diego Sampaio lembrou que a possibilidade de assembleia virtual está fora de questão, porque o Estatuto do SINFA/MA não prevê e a legislação excepcional que permitia, em razão da pandemia, não vigora mais.