O Dia D da Esperança da Defesa Agropecuária superou as expectativas e alcançou índices não esperados de adesão e apoio externo. Por adesão entenda-se os servidores da Fiscalização Agropecuária, em sua quase totalidade com recados em todos as redes sociais operadas pela Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão – SINFA-MA.

A alvorada da mobilização foi deflagrada pelo presidente do sindicato, Diego Sampaio, que fez a conclamação às 5h. Lembrou a todos a necessidade de ocuparem os espaços com suas mensagens, para mostrarem a força da categoria e o peso dos pleitos dirigidos há, pelo menos, cinco anos, às autoridades executivas.
No final da movimentação, na noite da terça-feira, estimou-se em 90% a participação dos servidores, mesmo enfrentando tentativa de invasão dos grupos formados para divulgar a manifestação nas redes sociais. Ao longo do dia novos grupos se foram alternando, para vencer a sabotagem dos conturbadores, o que, afinal, foi conseguido.

Adesões externas – A coordenação dos trabalhos recebeu numerosas adesões externas, de lideranças políticas, sindicais, comunitárias, empresariais, entre outras. Pelas suas redes sociais se pronunciaram em apoio os deputados Wellington do Curso e Fábio Braga (estaduais); líderes sindicais como: Janus Pablo, presidente do ANFFA Sindical; Antônio Neto, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB); Frazão Oliveira, presidente da regional Maranhão da Força Sindical; Diany Dias, presidente eleita do SINTAP-MT; Cleinaldo Lopes, coordenador do Fórum das Carreiras do Executivo e presidente SintSep-MA (Servidores Estaduais).
Também pode ser observada a criatividade dos servidores da AGED (que emprega os integrantes do Grupo AFA – Atividade da Fiscalização Agropecuária). Como Francisco Edson, da Unidade Regional de Codó (ULSAV de Timbiras) que, em tom de cochicho, lamentou a dependência total da sua unidade de serviço da Prefeitura de Timbiras, Insistentes recados foram enviados via twitter (tuitaço) a algumas autoridades, apelando para a correção de rumos na política da defesa agropecuária, inclusive no que respeita à revisão salarial.

Um balanço das atividades será efetuado nas próximas horas para uma avaliação definitiva do movimento no final de semana. E a repercussão dessa mobilização inédita em termos sindicais ou de qualquer outro caráter em representação de categorias no Maranhão. “Nosso alerta à população sobre as causas que insatisfazem parte do funcionalismo público maranhense acreditamos ter sido entendido”, admitiu Diego Sampaio.

Published On: dezembro 2nd, 2021 / Categories: SINFA MA / Tags: , , , /

Compartilhar