Em nova rodada de negociações parlamentares, o Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) recebeu aprovação à campanha “Maranhão livre da aftosa sem vacinação”, deflagrada pelo fortalecimento da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) e valorização dos integrantes do Grupo AFA (Atividade de Fiscalização Agropecuária), técnicos vinculados à autarquia e habilitados, por concurso público, ao cumprimento das ações da Agência. O novo status poderá ser concedido ainda este ano.

Desta vez as lideranças sindicais conversaram com os deputados estaduais Júnior Cascaria (Augusto Inácio Pinheiro Júnior) e Guilherme Paz (Guilherme Fonseca Paz), ambos com visão da política agropecuária, identificados com a realidade dos criadores e conhecedores da contribuição que o comércio pecuário dá ao agronegócio e à agricultura familiar. Os dois aplaudiram a iniciativa dos sindicalistas.

Perfis – Júnior Cascaria é natural de Poção de Pedras, município cuja vocação à pecuária orientou a ocupação do sítio, no início de sua colonização. Exerce, pela primeira vez, mandato parlamentar e tem grande penetração entre as classes econômicas da região onde exercita sua militância política. É o primeiro filho de Poção de Pedras eleito deputado estadual. Mas teve dois mandatos de prefeito (2013/2020). É empresário.

Guilherme Paz nasceu em Codó e tem trajetória política herdada de família – o pai, Clodomir, e a mãe, Graça, tiveram mandatos parlamentares. Exerceu vários cargos nas administrações públicas municipal, estadual e federal – Prefeitura de São Luís, Governo do Maranhão e Governo Federal. Com destaque para Diretoria de Infraestrutura da CODEVASF e Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Maranhã, braço do Ministério no Estado. É advogado e pecuarista.

Preocupações – O deputado Paz comungou da preocupação dos líderes do SINFA-MA, considerando o rigor, conhecido por ele, que a auditoria do MAPA imprime nas suas avaliações, dado o reconhecimento nacional e internacional que ela tem. E a do Maranhão está marcada para julho próximo. Alguém do SINFA-MA lembrou que São Paulo, Estado-líder da Federação, sofreu uma primeira reprovação até alcançar a classificação, o que assustou o parlamentar.
Também apreensivo esteve o ex-presidente da FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão), Haroldo Léda, que acompanhou a audiência concedida pelo deputado Júnior Cascaria. Nas conversas surgiu a necessidade de se criar uma força-tarefa que permita ganhar o tempo perdido e realizar o que falta, fazendo justiça ao potencial que o Maranhão tem para ser classificado.

Manifestações – “A identidade com os problemas rurais e o conhecimento das ações no campo têm sido a marca dos nossos apoiadores na campanha”, destaca o presidente do SINFA-MA, Diego Sampaio. Aos interlocutores ele tem manifestado apreensão quanto ao cumprimento, pela AGED, das metas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para a concessão da classificação sanitária. “Do que precisa ser feito para o que já foi feito há uma grande distância”, alerta o presidente.

A campanha do SINFA-MA é pela reestruturação da Agência em todos os seus aspectos e pela reforma da legislação que envolve os servidores. A autarquia precisa de instalações condignas para seus servidores no interior, equipamentos confiáveis, serviços eletrônicos eficientes e modernos, frota que ofereça segurança e pagamentos em dia dos compromissos financeiros assegurados em lei.

Published On: abril 24th, 2023 / Categories: SINFA MA / Tags: , /

Compartilhar