SINFA-MA convida filiados a participarem de consultas públicas sobre inspeção de produtos de origem animal

O SINFA‑MA conclama seus filiados a participarem ativamente das consultas públicas abertas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária, que tratam de propostas de regulamentação relacionadas à inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal.

As consultas públicas foram instituídas por portarias publicadas no Diário Oficial da União e têm como objetivo receber contribuições técnicas da sociedade, especialmente de profissionais que atuam diretamente na defesa agropecuária, inspeção e fiscalização sanitária.

Entre os temas em debate estão propostas de regulamentação para:

  • Inspeção industrial e sanitária da carne de aves e seus derivados;
  • Inspeção industrial e sanitária da carne suína e seus derivados.

De acordo com as portarias, o prazo para envio de contribuições é de 45 dias a partir da publicação. Durante esse período, especialistas, instituições e profissionais da área podem apresentar sugestões, críticas e propostas de aperfeiçoamento dos textos normativos.

Para o SINFA-MA, a participação dos fiscais agropecuários e demais profissionais da área é fundamental para garantir que os regulamentos reflitam a realidade do serviço de inspeção e fortaleçam o sistema de defesa agropecuária brasileiro.

“A experiência técnica dos profissionais que atuam na linha de frente da inspeção é essencial para a construção de normas modernas, eficazes e alinhadas às necessidades do setor produtivo e da saúde pública”, destaca a presidente.

O sindicato orienta que seus filiados analisem atentamente as propostas e encaminhem contribuições técnicas por meio da página de consultas públicas disponível no portal oficial do Ministério da Agricultura.

A participação qualificada da categoria contribui diretamente para o aperfeiçoamento das políticas públicas de segurança alimentar, sanidade animal e inspeção de produtos de origem animal, fortalecendo o sistema brasileiro de defesa agropecuária.

O SINFA-MA reforça o convite para que todos os filiados participem desse processo democrático de construção normativa.

Instrutivo ao filiado: 

Instruções

PORTARIA SDA/MAPA Nº 1.559, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2026

→ Submete à Consulta Pública a proposta de portaria voltada a estabelecer o regulamento da inspeção industrial e sanitária da carne de suídeos e seus derivados. (Clique aqui e participe)

PORTARIA SDA/MAPA Nº 1.560, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2026

→ Submete à Consulta Pública a proposta de portaria voltada a estabelecer o regulamento da inspeção industrial e sanitária da carne de aves e seus derivados.  (Clique aqui e participe)

 

 

 

 

 

Published On: março 12th, 2026 / Categories: SINFA MA /

Compartilhar