Na edição deste domingo, 3 de novembro, no Programa “Maranhão no Campo”, a TV Assembleia anunciou a realização do 2° Seminário Estadual sobre Defesa Agropecuária, promoção do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA). O porta-voz do anúncio foi o ex-presidente do sindicato, Francisco Saraiva Júnior, falando em nome do presidente Diego Sampaio.
Saraiva Júnior começou a entrevista explicando o papel da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) na política do setor e informando a competência dos servidores estratégicos abrigados na autarquia. Depois fez um retrospecto da criação da repartição (há 24 anos), destacando a coincidência de o chefe da Casa Civil do Governo do Estado então ser hoje o governador Carlos Bandão (o governador era José Reinaldo Tavares.
SEDAGRO – Sobre o seminário, Saraiva Júnior esclareceu que é um evento técnico-institucional, de intercambio entre os servidores estratégicos da Defesa Agropecuária e os demais segmentos do poder público e da iniciativa privada, entre os quais haja correspondência de interesse.
Informou que o tema “Ética e Inovação no Serviço Público” trará, para o ambiente do evento, autoridades em avançadas tecnologias, que apresentarão a prática desses avanços nas atividades dos servidores público-alvo do encontro. Como a representante da Escola Nacional de Administração Pública, coordenadora-geral de Inovação Aberta, Kleicielle de Oliveira.
Histórico – A AGED foi criada para combater, de forma direta, a ocorrência de febre aftosa que ameaçava o rebanho maranhense (o segundo maior do Nordeste). Vencida a batalha, hoje o Maranhão é zona livre da doença sem vacinação (reconhecimento nacional), status em vias de confirmação internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), vinculada à Organização Mundial do Comércio.
Ao apresentar a estrutura da Agência, o fiscal estadual agropecuário Saraiva Júnior informou estar ela instalada em mais de 160 cidades maranhenses, nas quais necessita de servidores concursados e capacitados às tarefas constantes de sua competência. “Precisamos de uma AGED cada vez mais forte para melhores resultados na política da Defesa Agropecuária maranhense”, observou o porta-voz.
Assista a entrevista na íntegra no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=D7tLp5-_4fI