O Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) reuniu filiados e parceiros, na manhã de terça-feira, 6 de agosto de 2024, para celebrar sua maioridade – 18 aos de fundação, que transcorreu na quarta-feira 7. A reunião foi no auditório da sede própria, com extensa programação, incluindo homenagem aos pioneiros, que receberam Certificados de Tributo ao Fundador.

Na instalação dos trabalhos, o presidente Diego Sampaio traçou a trajetória da instituição, falou dos momentos de glória e angustia experimentados, das lutas empreendidas na defesa dos interesses dos integrantes da categoria (filiados ou não), das conquistas consolidadas e dos objetivos que ainda espera serem alcançados.

Esclarecimento – Em um longo improviso, como do seu estilo, o presidente esclareceu sua forma de negociar com os poderes com os quais precisa se relacionar; penitenciou-se, em nome de filiados, de atitudes assumidas no calor das negociações; mas reafirmou a disposição de manter-se firme na defesa dos que fazem da Defesa Agropecuária sua contribuição à sociedade, no serviço público.

Aos presentes revelou como a categoria trabalha, quais os motivos que determinaram sua criação, como é organizada a pauta de reivindicações e o que é ter em consideração quando atitudes mais extremas são assumidas. Por fim, agradeceu aos parceiros que têm colaborado para o cumprimento da intensa programação que o sindicato desenvolve para ver o trabalho da categoria reconhecido.

Lançamentos – A celebração da data foi marcada por uma série de lançamentos, destinados a preservar a história do sindicato e o registro permanente da trajetória da categoria estratégica na vida funcional pública maranhense. Esses objetivos foram informados pelo tesoureiro e mais longevo diretor da entidade, Francisco Saraiva Júnior.

Foi inaugurada a primeira etapa do Memorial do SINFA-MA, com a aposição, em local de destaque, no auditório, da lei que criou a categoria (n° 8.113, de 10 de maio de 2004, completados 20 anos); e da ata de constituição do sindicato (de 7 de agosto de 2006, atingindo 18 anos). Diego Sampaio descerrou o quadro da lei e os fundadores Hamilton Cruz e Margarida Prazeres (antes ela leu a íntegra do documento) deram vista à ata.

Depois aconteceu o lançamento do selo dos 18 anos (por Hamilton Cruz) e da edição 2024 do Segundo Seminário Estadual sobre Defesa Agropecuária (II Sedagro, por Saraiva Júnior), desdobramento dos Encontros de Servidores realizados até (veja o ano correto), que se destina a oferecer à categoria informes que aperfeiçoem sua atuação institucional.

Palestra – O advogado Gedecy Medeiros, do Jurídico do sindicato, encerrou a programação, discorrendo sobre o “Exercício do Poder de Polícia Administrativa no Âmbito da Fiscalização Agropecuária”, na competência que é própria do corpo técnico da Agência Estadual de Defesa Agropecuária, na vigilância da qualidade das produções animal e vegetal e na utilização dos defensivos agrícolas.

Tributo ao Fundador

Com vistas a registrar a contribuição histórica dos servidores na constituição do SINFA-MA, foi instituído o Certificado de Tributo ao Fundador, documento conferido aos pioneiros na formação da instituição. A entrega aconteceu no final da reunião comemorativa dos 18 anos de fundação. Com ele foram laureados os seguintes servidores (por favor, peça a Glauce providenciar a listagem, pois a minha não está completa).

Published On: agosto 10th, 2024 / Categories: SINFA MA /

Compartilhar