1- Você sabe o que faz um Servidor da Fiscalização Agropecuária? Conhece o nosso trabalho? Não? Tudo bem, a gente te explica!
A agricultura é representada por plantio de diversas culturas, tais como soja e milho; a pecuária, assim como criação de aves, suínos e peixes são exemplos das diversificações existentes neste setor.
Contudo, este ramo não envolve somente a produção direta de alimentos, mas também as indústrias fornecedoras de equipamentos e maquinários, insumos agrícolas, serviços, dentre outras. E assim são gerados empregos diretos e indiretos, fazendo a economia do Estado crescer. Por trás de todo esse processo, estão os Servidores da Fiscalização Agropecuária
2- Cada Servidor da Fiscalização Agropecuária, tem como atividade a fiscalização e inspeção de produtos e subprodutos tanto de origem animal quanto vegetal, insumos agropecuários e produtos transgênicos, assim como o controle do trânsito de animais e vegetais através de postos fixos localizados estrategicamente e postos móveis realizados nas rodovias e estradas do Estado.
3- É o Servidor da Fiscalização Agropecuária que realiza a fiscalização e coordenação de atividades para evitar que uma doença seja transmitida ou disseminada entre animais, como, por exemplo, a Febre Aftosa; entre vegetais, a exemplo da sigatoka-negra; e principalmente dos animais para os seres humanos, a exemplo da brucelose e tuberculose.
4- Assegurar a identidade e a segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários finais destinados aos consumidores é outra função importante realizado pelo Servidor da Fiscalização Agropecuária.
Assim, os produtos produzidos no Maranhão ganham cada vez mais mercados, gerando cada vez mais empregos, cada vez mais impostos.
5- Dentre toda a engrenagem do agronegócio, o Servidor da Fiscalização Agropecuária é peça fundamental para manter o equilíbrio das finanças do Estado e da qualidade de saúde das pessoas.
Agora você já sabe, nós cuidamos na saúde da população e protegemos a economia do estado!
Somos essenciais e não podemos parar!