A Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária, regional do Maranhão, anunciou a suspensão da vacinação contra febre aftosa no Estado a partir de maio de 2024. A última aplicação acontecerá em abril, 54 anos depois da primeira imunização realizada no território estadual. O Estado será zona livre de aftosa sem vacinação a partir de então.

O comunicado do superintendente Wellington Reis Sousa destaca que o resultado foi fruto de “muito trabalho e dedicação de todos”, ressaltando a atuação dos servidores da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP).

Observa a autoridade o reconhecimento do Maranhão pelo MAPA e o grande passo que o Estado dá em “direção ao desenvolvimento e fortalecimento da pecuária” maranhense. Conclui que a classificação proporciona o “rumo a novos mercados e oportunidades”.

Repercussão – Ao receber a informação, o presidente do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA), Diego do Amaral Sampaio, celebrou o resultado da auditoria de enviados do MAPA. Mas advertiu que as responsabilidades do Estado crescem, exigindo uma AGED modernizada, vigilante, e uma equipe técnica valorizada.

“Esta minha preocupação alerta para a necessidade da discussão e aprovação parlamentar do nosso PCCR (tramitação do Projeto de Lei, na Assembleia Legislativa, do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração), de implantação em breve tempo, para o cumprimento dos novos procedimentos em relação ao programa de combate à enfermidade”, discorreu Diego Sampaio.

Certificação – “O presente anúncio é apenas um primeiro passo para uma sequência de processos, que se renovarão ao longo do tempo”, revela o fiscal estadual agropecuário, tesoureiro do SINFA-MA e vice-presidente da UNAFA, Francisco Saraiva Júnior. Ele lembra que o ato atual equivale ao reconhecimento nacional; depois virá o internacional, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Ao estabelecer a nova situação, o MAPA fez 26 recomendações que a Agência maranhense deverá cumprir até nova avaliação em 2024. Em conversa com lideranças do SINFA-MA, auditor do MAPA, em Brasília, disse que o momento é de celebrar, mas, também de adequar os organismos estaduais a esta nova realidade vigilante. “Temos motivo pra festa, mas também para cobrança às estruturas responsáveis pela manutenção do status quo conquistado”, adverte o auditor.

Published On: novembro 25th, 2023 / Categories: SINFA MA / Tags: , , /

Compartilhar