Com a realização de duas Assembleias Gerais, com editais publicados em suas redes sociais e na imprensa convencional (Jornal Pequeno, edição de 2/abril/2024), o Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA), retoma a plenitude de suas atividades em 2024. As reuniões acontecerão no auditório da sede própria da representação (Av. Castelo Branco, 333 – Edifício Comercial São Francisco – sala 8 – térreo – São Francisco).
Mas poderão ser acompanhadas, com participação dos filiados, pela plataforma digital MEET GOOGLE no link https://meet.google.com/vkj-dafc-inj, a partir das 8h de 6 de abril (sábado). As reuniões deverão ter quórum para validar as votações dos pleitos a serem apresentados e a consequente aplicação das medidas sugeridas pelos associados.
Pauta – Na Assembleia Geral Ordinária (AGO), a primeira a funcionar, a plenária apreciará a prestação de contas (março de 2023 a fevereiro 2024); o planejamento financeiro entre março de 2024 e fevereiro de 2025; e “outros assuntos pertinentes ao poder decisório da AGO”, que sejam pertinentes ao conteúdo da reunião.
Na Assembleia Geral Extraordinária (AGE), serão submetidos aos presentes assuntos referentes a: 1- Informes Gerais e de Conjuntura; 2 – ações judiciais de interesse do sindicato em tramitação nos vários graus; 3 – pauta de reivindicações da categoria em apreciação pelo governo do Estado e; 4 – encaminhamentos afins.
Agenda/PCCR – Na qualidade de porta-voz do presidente Diego Sampaio, o tesoureiro Francisco Saraiva Júnior adiantou outros temas que serão debatidos, como o alinhamento com as lutas reivindicatórias dos servidores estaduais e federais de outras categorias, recomposição salarial frente às perdas causas pela inflação, criação da Federação dos Servidores Agropecuários, regulamentação da Convenção 151 (Direito de Sindicalização e Relações de Trabalho na Administração Pública) da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e comemoração do Dia Estadual do Servidor Agropecuário, em novembro, com a realização do 2° Seminário Estadual de Defesa Agropecuária (2° SEDAGRO).
Ao complementar as colocações de Saraiva Júnior, o presidente Diego Sampaio lembrou que será discutido o fortalecimento da mobilização em torno do encaminhamento do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), em apreciação pelo Governo do Estado. “Este deve ser um período decisivo para a conclusão do debate, o envio da matéria aos canais legislativos e a aplicação definitiva da futura lei. Não temos porque esperar mais”