A direção do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) anunciou o reforço do combate contra todas as formas de assédio, no âmbito da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED).
A decisão decorre do crescimento de casos denunciados por servidores da autarquia, submetidos a constrangimentos por companheiros de trabalho que ocupam cargos de comando na repartição.

À disposição – O SINFA-MA está à disposição de todas as regionais sempre que precisarem ter dúvidas esclarecidas. “Ao sermos solicitados pelos filiados de qualquer regional para promover reunião, oferecer esclarecimentos e intermediar conflitos, estaremos prontos a atender”, assegurou o presidente Diego Sampaio.

Recentemente, por solicitação dos filiados da Unidade Regional, promoveu-se em Chapadinha proveitosa reunião. Nela foram tratados assuntos de interesse dos servidores, com a abordagem de vários temas. Dois diretores da representação sindical fizeram a exposição.

Mobilização – A mobilização do sindicato em relação a assédio já ocorre há algum tempo; mas agora a DIREX considera a necessidade de ser montada estratégia e criar um setor que proceda, sem demora, o recebimento das denúncias e adote os procedimentos destinados a inibir as ocorrências.

“A luta não é nova, mas vamos intensifica-la, a fim de proporcionar aos colegas de trabalho um ambiente seguro e respeitoso”, confirma o presidente do sindicato, o fiscal estadual agropecuário Diego Sampaio. O pedido para a criação do setor na Agência tem o respaldo de todos os servidores, já manifestado em várias assembleias.

Cartilha – A campanha da representação sindical se valerá dos subsídios da Cartilha de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, editada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. Por ela serão orientados os métodos que levem tranquilidade à comunidade funcional ameaçada.

Nela estão alinhadas as situações a serem consideradas abusivas no relacionamento entre chefes e subordinados, constam formas de identificação do mau comportamento, formas de denúncias, medidas aplicáveis à proteção às vítimas, apuração e penalização dos abusadores.

Para o presidente Diego Sampaio “Ao SINFA-MA, por este meio, caberá inibir as ocorrências de todas as formas de assédio na comunidade dos servidores agropecuários. E esperamos a sensibilidade da direção da AGED para o êxito desta campanha”.

Published On: abril 5th, 2024 / Categories: SINFA MA /

Compartilhar