Projeto de Lei, de autoria do deputado federal Márcio Honaiser (PDT-MA), que proíbe cortes nas verbas orçamentárias destinadas à Defesa Agropecuária, prossegue em trajetória vitoriosa na Câmara dos Deputados. Depois de acolhido pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, está sendo apreciado em outras comissões afeitas à política do setor.
Recentemente, o autor da proposta relatou o andamento da matéria entre os parlamentares. Considerando ser o Brasil uma expressiva fronteira agrícola e mercado pecuário de interesse mundial, ele acredita que o projeto caminha para uma folgada aprovação. Ele acompanha com expectativa a tramitação, procurando sensibilizar os congressistas.
Apoio do SINFA – No Maranhão, a bancada maranhense no Congresso, os produtores rurais e os servidores agropecuários apoiam a iniciativa. A motivação do parlamentar reside no fato de o planejamento para aplicação financeira no setor já é modesto; e quando limitado compromete a produção animal e vegetal. “O risco das reduções é abalar a economia do país”, adverte o parlamentar.
O presidente do sindicato que reúne os servidores agropecuários, Diego Sampaio, alerta para o fato de os cortes efetuados prejudicarem a Defesa Agropecuária, como a recente decisão de o Maranhão estar classificado como Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação; e a exportação de grãos (soja, milho e algodão). “Quando tratamos de Defesa Agropecuária precisamos observar as implicações de ordem sanitária e econômica que a redução orçamentária pode provocar, para pior”, lembra Diego Sampaio