A Diretoria Executiva do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA), representante dos integrantes do Grupo AFA (Atividade de Fiscalização Agropecuária), lotados na Agencia Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), prestigiou a inauguração do primeiro posto da Polícia Rodoviária Federal em Balsas.
O empreendimento atende antiga reivindicação da Região Sul do Maranhão naquele trecho. Principalmente dos fiscais agropecuários, pela intensa atividade fiscalizatória na circulação de produtos de origem animal e vegetal nas rodovias que circundam a região. Esse aspecto foi a sustentação do diálogo entre os companheiros.
Identidade – A chegada do posto da PRF foi bastante festejada pelos sindicalistas, pela identidade da natureza de trabalho – ação fiscalizatória, comumente exercida em parceria, na movimentação da produção vegetal e animal e na circulação de defensivos agrícolas na região. Agentes da AGED e da PRF se confraternizaram.
Ao longo do diálogo que desenvolveram, analisaram a importância da presença da unidade federal, até então inexistente na área como posto fixo. “A partir de agora temos um reforço mais frequente dessa instituição federal em nosso trabalho, de garantir a saúde pública e a segurança alimentar nos mercados que atendemos”, disse o presidente do SINFA-MA, Diego Sampaio.
Os diretores sindicais Diego Sampaio, Samuel Silva, Francisco Saraiva Júnior e Clenilson Santos conversaram demoradamente com o diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira; os deputados federais Márcio Honaiser e Josivaldo JP; e o estadual Arnaldo Melo. Outras lideranças regionais participaram da conversa cordial sobre temas de vigilância.