São Luís sediou esta semana o III Congresso dos Médicos Veterinários da Amazônia Legal (Amazonvet). Ao evento compareceu a direção do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA), representado pelo presidente Diego Sampaio, pelo vice Samuel Silva e pelo tesoureiro Francisco Saraiva (que representou a UNAFA, na qualidade de vice-presidente).

Sob organização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão (CRMV) e colaboração do Canal AGRORITA, no Amazonvet, foi debatida pelos congressistas ampla e diversificada agenda. Entre os temas, a campanha Abate Seguro, idealizada pelo sindicato e que tem a adesão do CVRM. É alerta para o perigo que constitui o consumo de alimento de origem animal abatido clandestinamente.

Justificativas – Francisco Saraiva explicou o nascimento da campanha como resposta à constatação de a maioria do abate realizado no interior do Estado ocorrer em condições precárias de higiene. Recordou os primeiros movimentos em direção ao que hoje acontece, com ampla aceitação de inúmeros órgãos públicos e organizações privadas, Com respaldo do Ministério Público Estadual.

O presidente Diego Sampaio comemorou o fato de os servidores da categoria e o público-alvo dos servidores terem aderido ao movimento. “Todos entenderam o espírito da campanha e a fortalecem”. Para Sampaio são auspiciosos os primeiros resultados, com a normatização de abatedouros e frigoríficos. “O cenário ainda é tímido, mas estamos avançando”.

Reencontro – O sindicalista Francisco Saraiva comemorou o reencontro como presidente do Conselho Nacional de Medicina Veterinária, Francisco Cavalcanti, Os dois recordaram reuniões em São Paulo, quando Saraiva representava a União Nacional dos Fiscais Agropecuários (UNAFA).

Em seu discurso, Cavalcanti citou a presença de vários Francisco no evento (ele um deles) e destacou a atuação do maranhense de São Domingos do Maranhão na luta em defesa dos interesses dos servidores agropecuários brasileiros. E desejou ao mesmo êxito nos projetos aos quais se dedicar.

Published On: outubro 30th, 2021 / Categories: SINFA MA / Tags: , , /

Compartilhar