Será expressiva a comitiva do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) que comparecerá à Oitava Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (8ª CNDA), que acontecerá entre 4 e 6 de junho, em Goiânia (GO). O tema do encontro é “Conectividade na Agropecuária”. O presidente da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), Paulo Emílio Torres, recepcionará as caravanas de todos os Estados da Federação. Elas se reunirão, ao longo dos três dias, no Centro de Convenções Goiânia, Espaço Cerrado, Teatro Rio Vermelho, Auditório Lago Azul, salas de 1 a 11.
A caravana sindical maranhense será liderada pelo presidente Diego Sampaio. Ele alimenta a expectativa de várias demandas da categoria, em tramitação em órgãos públicos individuais e colegiados, ganharem força e atenção das autoridades às quais estão submetidas. Conforme o documento oficial de apresentação da conferência, “o evento tem, como objetivos, discutir, de forma transversal, as demandas da sociedade, seja do ponto de vista dos serviços finalísticos prestados às distintas cadeias produtivas, seja dos controles de processos que resultam na oferta de alimentos livres de resíduos e contaminantes.
Agenda – Pela primeira vez comparecerão produtores rurais e suas entidades de classe, que se reunirão aos delegados de outros órgãos privados e públicos (Agencia Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa; Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). No debate, ações e processos de melhorias do serviço oficial que resultem na segurança da saúde pública, preservação do meio ambiente e economia do país. Para o dirigente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta, “é a oportunidade para trocar experiência e evidenciar a força do agronegócio goiano”. E por extensão, nas outras unidades da Federação.
Entre as presenças aguardadas está a do senador licenciado e ministro do MAPA, Carlos Henrique Fávaro; do produtor rural e governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do engenheiro agrônomo e ex-ministro Roberto Rodrigues. Este último, convidado para palestrante, como experiente conhecedor da política de segurança alimentar. Ao governador caberá presidir a cerimônia de abertura. A agenda incluirá palestras e apresentação de pôsteres sobre temas voltados à excelência dos serviços de sanidade agropecuária, medidas de prevenção e controle de zoonoses e pragas, rastreabilidade bovina e impacto da nova legislação de agrotóxicos no Brasil.
A programação inclui, ainda, reuniões institucionais, como o Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), Reunião Nacional do Serviço de Inspeção Oficial (Renasio); Encontro Nacional sobre Sementes e Mudas (Enasem), Encontro Nacional sobre Fiscalização de Agrotóxicos (Enfisa) e Encontro Nacional sobre Sanidade Vegetal (Ensave) e Reunião da UNAFA. Está assegurada a participação de delegados do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa). São esperados 1.500 inscritos, quase o dobro dos participantes da conferência de 2022, em Belo Horizonte (MG), que recebeu 864 delegados.