O Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) mostrou força político-associativa na eleição para o Sistema Crea-MA-Mútua regional maranhense. O seu candidato na chapa, o engenheiro agrônomo, fiscal estadual agropecuário e tesoureiro da representação sindical, Francisco Saraiva, recebeu expressiva votação (83% dos votos válidos) para diretor-administrativo da MUTUA – Caixa de Assistência dos Profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

A futura direção do Sistema CREAMA-MUTUA com o presidente do SINFA-MA, Diego Sampaio, e o integrante de uma das Câmaras Especializadas, Roberval Júnior (os dois últimos à esquerda)

O processo eleitoral foi encerrado nessa terça-feira, com a escolha do diretor-financeiro da MUTUA, Antônio Carlos. Com o que ficou completa a direção do Sistema Confea-CREA-MUTUA nacional para o triênio 2024-2026, respectivamente, Vinicius Marchese Marinelli (presidente do Confea), Wesley Assis (presidente do Crea-MA), Raimundo Xavier Lima (diretor-geral da MUTUA no Maranhão – reconduzido) e Francisco Saraiva Júnior (diretor-administrativo da MUTUA).

Trajetória – A escolha de Francisco Saraiva mostrou a capilaridade do SINFA-MA (ele foi um dos fundadores da representação sindical, há 17 anos, e a presidiu por três mandatos) e sua importância na união dos servidores da fiscalização agropecuária em torno das lutas que travam, atualmente, pelo fortalecimento da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), que os emprega, e pela valorização dos servidores.

Francisco Saraiva da Silva Júnior é engenheiro agrônomo graduado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com mestrado em Defesa Sanitária Vegetal (Universidade Federal de Viçosa – MG) e fiscal estadual agropecuário por concurso público. Especialista em Proteção de Plantas (UFV-MG) e consultor em Fruticultura, é instrutor do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e produtor rural.

Sindicalista militante, é o atual tesoureiro do SINFA-MA, instituição que representa os integrantes do subgrupo estratégico de servidores públicos AFA (Atividade de Fiscalização Agropecuária), vinculados administrativamente à AGED. Também foi um dos fundadores e presidiu a União Nacional dos Fiscais Agropecuários (UNAFA), da qual hoje é vice-presidente.
Propostas – Em conjunto com o reeleito diretor-geral da Mutua, Xavier de Lima, e o diretor-financeiro, Antônio Carlos, Francisco Saraiva tem arrojado plano de metas. Pretende:

1 – ampliar a divulgação da MÚTUA, principalmente para atrair os futuros graduados (lembra que o presidente do Confea, agora eleito, o paulista Vinicius Marchese, começou sua participação quando universitário, no Crea Jovem do sistema);

2 – aumentar a carteira de atendimentos, com a assinatura de convênios para oferta diversificada de serviços;

3 – colaborar e apoiar financeiramente sindicatos e entidade de classe para realização de cursos, seminários e outras atividades de capacitação, visando mostrar a importância da MUTUA na vida pessoal e profissional dos filiados;

4 – promover ações da Caixa Regional junto aos sindicatos, universidade e instituições de ensino;

5 – modernizar os procedimentos internos de governança e ampliar a transparência administrativa;

6 – diminuir prazos para elevar a concessão de benefícios aos associados.

A posse dos novos dirigentes será no início de janeiro de 2024

 

Published On: novembro 22nd, 2023 / Categories: SINFA MA /

Compartilhar