Na derradeira grande cerimônia de sua gestão (2022-2025), o 2° Seminário Estadual de Defesa Agropecuária (SEDAGRO – Ética e Inovação no Serviço Público), a atual direção do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) homenageou personalidades e integrantes da categoria. Foi em reconhecimento a parcerias, colaborações dadas às suas iniciativas ao longo do mandato e por escolha a cargos eletivos no interior do Estado.
O Conselho Superior das Ordens justificou, para a escolha, a contribuição recebida nos vários níveis de colaboração, desde a nomeação de temas às campanhas realizadas até o apoio material emprestado para a realização dos eventos, passando pela participação presencial. Assim ressaltou o presidente Diego Sampaio, na abertura dos trabalhos do 2° SEDAGRO.
Acadêmicos – Alunos de estabelecimentos de formação técnica e superior, principalmente os relacionados às Ciências Agrárias, tiveram participação ativa nos debates e mereceram atenção especial da comissão organizadora dos trabalhos. Ouviram com atenção as palestras proferidas e se houveram com desenvoltura nos diálogos.
Ao justificar o olhar especial para este público, o ex-presidente do SINFA-MA, Saraiva Júnior, esclareceu que o acolhimento remete para a preparação das lideranças futuras do segmento profissional. “Temos responsabilidade com o amanhã, a fim de manter vivo o interesse na discussão dos temas e na participação dos profissionais no fortalecimento das carreiras da categoria”.
Homenagens – Receberam troféu e certificado de participação os palestrantes: Paulo Emílio Torres (Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária), Kleicielle de Oliveira (Escola Nacional de Administração Pública), Hugo Brandão dos Santos (Secretaria de Transparência e Controle do Governo do Maranhão), Felipe Soares Damous (juiz de Direito e do Comitê de Gestão de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão), Janilson Azevedo Júnior (Agência Goiana de Defesa Agropecuária, em nome do presidente José Ricardo Caixeta Ramos), Raul Cancian Mochel (secretário de Transparência e Controle do Governo do Maranhão) e Gedecy Medeiros (Jurídico do SINFA-MA).
Foram agraciados com o Mérito SINFA-MA da Fiscalização Agropecuária e receberam: Kleber Gomes (Tribuna Sindical), Sebastião Anchieta Filho (ex-presidente da AGED), Paulo Kreling (presidente da FAPCEN), José dos Reis Ataíde (presidente do FUNDEPEC), Luís Lima da Silva (tenente-coronel comandante do Centro Tático Aéreo), Maurício Porto (ex-presidente do AFFA Sindical), Paulo Queiroz (coronel comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão), Nataniel Nogueira ((IMA-MG), Cauê Aragão (ex-presidente da AGED), Diego Sampaio (presidente do SINFA-MA) e deputada estadual Doutora Vivianne (estendeu a homenagem à reeleita presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, e aos seus pares).
Tiveram Diploma de Honra ao Mérito os colegas eleitos para funções municipais Ariomagno Cartagenes (Técnico de Fiscalização Agropecuária a prefeito de Guimarães), Adrianna Coelho (Fiscal Estadual Agropecuária a vereadora em Buriti Bravo), Acioneis Nunes Barbosa (Técnico de Fiscalização Agropecuária a vereador em Barra do Corda e Francisco Morais (Técnico de Fiscalização Agropecuária a vereador em São Francisco do Brejão).
Também receberam agraciamento o Fiscal Estadual Agropecuário Carlos Henrique Marques (diploma de Honra ao Mérito como mais antigo dirigente de Unidade Regional) e a Fiscal Estadual Agropecuária Fernanda Albuquerque (Diploma de Tributo aos Fundadores do SINFA-MA).