Ao cumprimentar o presidente reeleito do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), Janus Pablo Fonseca de Macedo, o presidente do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA), Diego do Amaral Sampaio, atribuiu a expressiva votação recebida pelo companheiro ao “acerto com que vem conduzindo os interesses da categoria no comando da entidade”.
Em mensagem de congratulação encaminhada ao reeleito e seus companheiros de diretoria, o vice-presidente da União Nacional dos Fiscais Agropecuários (UNAFA), Francisco Saraiva Júnior, disse que a vitória reflete o aplauso à coragem e determinação com que Janus Pablo defende a categoria em todos os fóruns, com atuação exemplar, para orgulho dos seus liderados”.
Homenagem – Farmacêutico por formação acadêmica, Janus Pablo exerceu, por nove anos, o cargo de Delegado Sindical em sua base estadual – o Rio Grande do Norte. Em 2020 foi escolhido presidente, mandato para o qual foi agora reconduzido, concorrendo pela chapa União para Avançar. O eleitorado também escolheu novos delegados sindicais estaduais. Em janeiro assumirá, no Maranhão, Claudia Belmino.
Em junho passado, Janus Pablo esteve em São Luís, como convidado do SINFA-MA, para participar do I Seminário Estadual sobre Defesa Agropecuária – 1° SEDAGRO. Na ocasião discorreu sobre os rumos da Política de Defesa Agropecuária brasileira. Associou-se ao SINFA-MA na luta pela valorização do servidor da carreira e pela realização frequente de concurso público. Foi homenageado com o troféu Mérito SINFA.
Ao assumir no próximo ano o novo mandato, o presidente reeleito do ANFFA Sindical pretende intensificar a No casluta por concurso público e ingresso de novos auditores agropecuários. A admissão à carreira está no Concurso Nacional Unificado, marcado para o primeiro semestre de 2024.
Lutas – Como de resto em todo o país, no Maranhão há carência de técnicos no setor. E as lutas do sindicato maranhense e do seu congênere nacional coincidem por mais vagas nos quadros técnicos e por recomposição salarial: no ANFFA, desde 2017; no SINFA-MA desde 2015. (com a colaboração de Mateus Carvalho)