Grandes definições sobre como atuar na conquista de pleitos históricos constituem a agenda do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) ao longo deste mês. A Diretoria Executiva iniciou contatos com diretores de instituições no sentido de promover parcerias que fortaleçam a atuação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) e estimulem o reconhecimento dos técnicos das categorias que trabalham na política de responsabilidade da autarquia. O resultado dessa mobilização será anunciado com detalhes durante a primeira Assembleia Geral de 2023, que será convocada para 25 de março. Informou o presidente do sindicato, Diego Sampaio.

Nesta semana os diretores sindicais reuniram-se para fixar estratégias de atuação com órgãos e dirigentes públicos e privados. Em especial alinhando as propostas agendadas há meses, muitas à espera de decisões dos futuros administradores estaduais, na iminência da posse em cargos governamentais. “Aguardamos a definição do quadro político-administrativo (recondução do governador, nomeação e posse dos secretários e do segundo escalão) para fazermos o encaminhamento das propostas”, revela um líder sindical.

Parcerias – A DIREX SINFA-MA estuda a formação de parcerias com entidades afins à atividade dos seus filiados, com vistas a fortalecer a Agência e promover o reconhecimento dos técnicos do sistema. A primeira aproximação deu-se com o Fundepec (Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão). O fundo é uma associação civil sem fins lucrativos, com o objetivo de implementar as atividades relacionadas com a política de desenvolvimento e verticalização da pecuária bovina e bubalina do Estado, também atuando na erradicação das doenças animais. Reúne várias entidades voltadas para o estímulo à política pecuária e seus resultados.

No Maranhão, a manifestação de vontade política de aproximação do sindicato teve boa acolhida do comando do fundo. Segundo o tesoureiro do sindicato, Saraiva Júnior, à entidade foi oferecida, em princípio, a posição de convidado, mas com amplo espaço para a apresentação de propostas e debate de temas diversos relacionados ao setor. Com a possibilidade de influenciar nas decisões. “Uma participação muito bem-vinda”, comemorou o presidente do fundo, Jesus Ataíde. O fundo também elabora e propõe políticas públicas para dar cumprimento aos protocolos sanitários nacionais e internacionais e desenvolver a produção animal com o melhor índice zootécnico e apoia ações que visam ao aprimoramento genético.

Os líderes sindicais falaram do Plano de Cargos, da defasagem salarial, da gratificação de produtividade, temas que mereceram destaques no processo de valorização da do serviço de Defesa Agropecuária.
Desta reunião participaram Diego Sampaio (presidente) e Saraiva Júnior (tesoureiro) pelo SINFA-MA, Jesus Ataíde (Fundepec), Ricardo Ataíde (presidente da Associação dos Criadores) filho de Ataíde e, parceiro do sindicato de anos e partícipe dos encontros sindicais trabalhistas; e Marco Aurélio, consultor do fundo.

Published On: março 5th, 2023 / Categories: SINFA MA /

Compartilhar