Os titulares das Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (SAGRIMA, à qual a AGED está vinculada administrativamente), Diego Rolim, e da Indústria e Comércio (SEINC), Júnior Marreca, aderiram à luta do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) pelo fortalecimento da Agência Estadual de Defesa Agropecuária e pela valorização dos servidores integrantes do Grupo AFA (Atividade de Fiscalização Agropecuária). Os dois objetivos visam a preparar a autarquia e os servidores para o desafio da nova classificação sanitária a ser implantada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, que libera de vacinação contra aftosa as unidades federativas brasileiras.
A exemplo do que fizeram em Brasília, os líderes sindicais do SINFA-MA entregaram documentação aos titulares das pastas, alinhando os procedimentos a serem adotados para habilitar a Agência e os servidores a atuarem nas ações destinadas a incluir o Maranhão no novo padrão sanitário. Os secretários elogiaram o trabalho dos dirigentes, a forma clara com que os informes foram produzidos e colocaram a estrutura dos órgãos à disposição para implementar as ações. Ao agradecer, os líderes mostraram a importância da nova fase da política agropecuária para a economia do Maranhão, principalmente no reforço econômico que representará para o agronegócio e a agricultura familiar.
A agenda dos líderes sindicais inclui novos contatos com lideranças empresariais rurais e dirigentes de órgãos de fomento regional nos próximos dias.