Em um Mundo Globalizado a busca dos consumidores por Alimentos Seguros, só aumenta. E no caso dos mercados de FLV’s (Frutas – Legumes e Vegetais) a tendência por um Sistema de Produção Sustentável baseado na Utilização de Boas Práticas Agrícolas e de Fabricação, unindo relações mais transparentes, com um produto de melhor qualidade e um valor superior para o consumidor final, exige do segmento Varejista um produto melhor, mais fresco e seguro.  Implicando em uma mudança de cenário.

Nesta mudança a Rastreabilidade aprovada através da INC 02/2018 do Governo Federal é fundamental, pois garante Qualidade, Padrão, Respeito, Confiabilidade, Diferenciação e Segurança aos Produto de Origem Vegetal comercializados. Mais para que isso funcione todos os elos da Cadeia produtiva devem estar alinhados.

O Engenheiro Agrônomo com seus conhecimentos técnicos deverá acompanhar o produtor desde a confecção do CADERNO DE CAMPO, bem como a emissão dos Receituários Agronômicos, e orientações de aplicação de Agrotóxicos, para que em nenhum momento, haja margens, para inconformidades de analises residuais.

É fundamental a presença do Responsável Técnico Engenheiro Agrônomo, pois em inúmeras culturas rastreáveis prevalece os Minor Crops tornando os Produtores o “ELO” mais fraco da cadeia produtiva. Correndo os riscos de terem seus produtos impedidos de serem comercializados por apresentarem inconformidades nas Análises Multiresiduais de Agrotóxicos por falta de Orientação Técnica.    É ai que entrar a Defesa Agropecuária em Parceria com a Vigilância Sanitária.

As ações de fiscalização e Inspeções desde a origem ao Consumidor final passarão a ter um papel fundamental, pois os Órgãos envolvidos nestas ações estarão garantido a população que os FLV’s estão sendo monitorados.

Cabe agora o Governo Federal definir ações nos Estados e Municípios e proporcionar contrapartidas que assegurem as realizações das atividades de Defesa e Inspeção Vegetal, a fim de que, se cumpram as determinações em todos os âmbitos da INC 02/2018, para que a Sociedade tenha a certeza concreta que o alimento com rastreabilidade consumido é SEGURO!!!

Fiscal Estadual Agropecuário.

Engenheiro Agrônomo.

AGED/MA.*

Published On: maio 8th, 2021 / Categories: Artigos /