Na qualidade de parceiros do AGROBALSAS 2024, integrantes do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) participaram de mesa redonda sobre a Lei Federal n° 14.785, de 27 de dezembro de 2023, que dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem, a rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e das embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos.

Foi na palestra do engenheiro agrônomo e fiscal agropecuário Leonardo Vicente da Silva, coordenador do Centro de Controle de Agrotóxicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro (SEAPPA/RJ). Ele ressaltou a importância do intercâmbio interestadual no uso controlado dos defensivos agrícolas e no descarte das embalagens, atividades a cargo do Grupo AFA (Atividade de Fiscalização Agropecuária), vinculado administrativamente à Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA).

Visibilidade – O SINFA-MA teve grande visibilidade ao longo do encontro. Um parapente (faixa conduzida por um condutor a bordo de estrutura motorizada) circulou sobre a área da Fazenda Sol Nascente, local da mostra, anunciando “SINFA, servidores da AGED fortalecem o AGRO”. Em vários eventos da promoção os servidores da Agência tiveram participação expressiva. A FAPCEN, promotora do AGRO, incentivou esta presença, chancelando a parceria. Para o presidente do sindicato, Diego Sampaio, presidente, respectivamente, do sindicato e do Conselho Fiscal da FAPCEN, “esta associação é produtiva”.

A caravana do SINFA-MA, liderada pelo engenheiro agrônomo Diego Sampaio, e a convite do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MA), engenheiro mecânico Wesley Costa de Assis, visitaram conjuntamente empresas na região Sul Maranhense. Entre elas a Industria Paraguaya S.A. (Inpasa), fabricante de etanol anidro e hidratado e óleo de milho, em fase de instalação em Balsas, a completar cinco unidades no Brasil; a Fazenda Cajueiro, produtora de sementes; um empreendimento de recebimento de embalagens vazias (defensivos agrícolas); e as instalações da Balsas Aviação Agrícola Ltda., de pulverização e controle de pragas agrícolas. “Tudo muito enriquecedor para nossa atividade funcional”, entendeu Francisco Saraiva, tesoureiro do SINFA-MA, vice-presidente da UNAFA e diretor administrativo do Sistema Confea-Crea-Mútua para o Maranhão.

Francisco Saraiva acrescentou, ainda, ter sido positiva a participação nesta agenda para as pautas relativas aos organismos que ele integra. “A maratona de reuniões ampliou nossos conhecimentos, sedimentou relacionamentos e ampliou nossa visão sobre o papel do agro no desenvolvimento estadual e nacional”. E complementou: “E nós do SINFA-MA vamos aliar novas informações na primeira semana de junho, participando, em Goiânia, de 4 a 6 de junho, da 8ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, cujo tema é ‘Conectividade na Agropecuária’”. Na capital goiana estarão Diego Sampaio, Francisco Saraiva, Samuel Silva (vice do sindicato), Ricardo Arruda (2° tesoureiro do sindicato), Clenilson Júnior (coordenador sindical) e Cleide Selma (Fiscal Estadual Agropecuária).

Published On: maio 24th, 2024 / Categories: SINFA MA /

Compartilhar