Talvez existam pessoas que ainda não saibam, mas o Médico-Veterinário, é um profissional capacitado para gerir a saúde pública e integrar as equipes de Saúde Única em todo o mundo. Isso porque, parte do conhecimento adquirido em sua formação acadêmica contempla as formas de vida, sejam elas animal, humana e ao meio ambiente.
Por isso, o trabalho e a participação destes profissionais, são essenciais para prevenção, controle e combate as zoonoses, doenças que podem ser transmitidas dos animais aos seres humanos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 60% das doenças em humanos têm origem nos animais. Esta afirmativa ressalta a participação imprescindível do Médico-Veterinário em todas as fases das doenças zoonóticas, desde a realização de pesquisas para a criação de vacinas até seu tratamento clínico, em equipes multidisciplinares na produção de fármacos.

Além disso, também estão presentes na Inspeção Sanitária dos Produtos de origem animal, tais como, carne, leite, ovos, pescados, mel e seus derivados, garantindo a qualidade destes produtos em abatedouros, laticínios, frigoríficos, granjas, entrepostos, supermercados e outros, atuando no controle de qualidade, no gerenciamento e no controle da produção destes produtos, garantindo um alimento mais seguro para o consumidor.
Desta forma, o trabalho destes profissionais pode ser percebido como um importante elo entre as áreas da Saúde Única (Saúde Animal, Humana e do Ambiente), atuando na garantia da qualidade de vida da sociedade, ao longo de mais de meio século, regulamentada pela Lei Nº5.517 de 1968, ondeo médico-veterinário tem mais de 80 especialidades de atuação.
A profissão tem se tornado cada vez mais demandada e aos poucos a sociedade vem enxergando a sua importância para a manutenção da saúde pública, entendendo que o cuidado com a saúde animal reflete diretamente na saúde humana e no ambiente. Tenho muito orgulho de ter escolhido a medicina veterinária como profissão e de representar a minha classe!
Durante a pandemia da COVID-19, vivenciada desde o início deste ano, causada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), as pesquisas para a produção de uma vacina para este vírus têm contado com a participação de Médicos-Veterinários atuando na buscada prevenção e cura desta enfermidade.

Neste sentido, o Sistema CFMV/CRMVs têm levantado esta bandeira visando, através das Comissões de Saúde Única, em associação com as prefeituras dos municípios de todos os estados brasileiros, adotar medidas preventivas para a Saúde Pública, como forma de intensificar estas ações, além do rastreamento e controle dessas enfermidades.
A partir deste contexto, foi criada a Campanha 2020 em Homenagem ao Dia do Médico-Veterinário, lançada no dia 2 de setembro com o tema “O médico-veterinário também cuida de você”, elaborada de modo colaborativo entre os Regionais e Conselho Federal, a campanha traz depoimentos de médicos-veterinários, sobre as suas áreas de atuação dentro da Saúde Única.
Será realizado o 3ºSeminário de Discussões Técnicas da Medicina Veterinária com a participação de profissionais nacionais e internacionais.

Seguindo a Campanha Nacional que tem como tema “O médico-veterinário também cuida de você”, o Seminário abordará a participação do médico-veterinário como o profissional indispensável para a Saúde Pública.

Hoje é um dia muito especial que, mais uma vez, comemora a importância de todos esses profissionais que amam, cuidam, tratam os animais e dessa forma também cuidam da saúde humana. Parabéns a todos os médicos veterinários!

Published On: maio 8th, 2021 / Categories: Artigos /