Ao receber em audiência comitiva conjunta da FAPCEN e do SINFA-MA, em Brasília, e ouvir relato do presidente do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão, Diego Sampaio, o ministro da Agricultura, senador licenciado Carlos Fávaro, manifestou tríplice “parabéns” à atuação dos servidores em favor da política de defesa agropecuária maranhense.
O sindicato, representado pelo presidente e pelo tesoureiro Saraiva Júnior, integrou a comitiva na qualidade de parceiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte. E, durante a audiência, o ministro foi convidado a visitar a AgroBalsas 2024, que ocorrerá entre 13 e 18 de maio, no município do Sul Maranhense. O superintendente federal do ministério no Maranhão, Wellington Reis, integrou o grupo.
Descontração – A reunião foi marcada pela informalidade. E na condição de membro da fundação (presidente do Conselho Fiscal), Sampaio aproveitou para falar do trabalho dos fiscais estaduais agropecuários maranhenses e da falta de sensibilidade que enfrentam por parte do governo estadual, principalmente pela ausência de reconhecimento.
Sampaio destacou a importância da fiscalização de caráter educativo e defendeu este conceito como forma de tornar o empreendedor rural cumpridor dos deveres legais, sem a necessidade da ação punitiva. O sorriso do ministro acompanhou a exposição do presidente sindical, culminando com o tríplice “parabéns”.