Em reunião da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa, nesta quinta, 13 de abril,o tema “Maranhão zona livre de aftosa sem vacinação” foi assunto em discussão. Foi durante a exposição do presidente do presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), Dionatan Carvalho, sobre a realidade sócioeconômica do Maranhão.

O deputado Florêncio Neto, membro da comissão, detalhou o movimento pela conquista da nova classificação sanitária, liderado pelo grupo AFA (Atividade de Fiscalização Agropecuária), vinculado à Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED). E sugeriu a convocação, pela Comissão, de integrante do IMESC, da SAGRIMA, da AGED, da SAF e outros órgãos envolvidos com a questão para amplo debate.

Perdas – A nova classificação proposta pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) alterará as relações de comércio dos rebanhos brasileiros entre os mercados interno e externo. Estimativas levantadas pelo Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) indicam que o Marahão terá limitado o mercado de operações e perdas de até R4 1.7 bilhão.

Maranhão zona livre sem vacinação” repercurte em comissão permanente na Assembleia Legislativa

Maranhão zona livre de AFTOSA sem vacinação” repercurte em comissão permanente na Assembleia Legislativa

Em ligeira análise, o deputado Florêncio Neto anotou que o cadastro da AGED registra perto de 80% de pequenos e médios criadores, detentores de entre 10 e 50 cabeças de gado. E que é neste cenário que se realizam os negócios que alimentam a economia estadual na pecuária.

Campanha – O sindicato deflagrou campanha pelo fortalecimento da AGED e valorização do trabalho dos seus servidores técnicos para o cumprimento das metas exigidas pelo ministério, determinantes da admissão do Estado na nova classificação sanitária. Considerando a auditoria que técnicos do MAPA farão em julho para avaliar as condiçoes da conquista. E já a apresentou ao Congresso Nacional, a órgãos de empreendimentos rurais nacionais e locais, granjeando decisivas adesões.

O presidente da CAE-ALEMA, deputado Francisco Nagib, mostrou-se sensível à sugestão do colega Florêncio Neto e ficou de reunir os membros da comissão para agendar o encontro, podendo ampliá-lo para outros setores da economia pública e privada do Estado envolvidos com a pecuária.

VEJA O VÍDEO COMPLETO CLICANDO AQUI

Estratégico – O presidente do SINFA-MA, Diego Sampaio, reconheceu a sensibilidade da presidência da comissão como posição destinada a fortalecer a mobilização liderada pelo sindicato, o reconhecimento do trabalho dos servidores agropecuários, admitido legalmente como estratégico, e a posição da AGED no panorama sócioeconômico do Estado.

Pela comissão reuniram-se o presidente Francisco Nagib e os deputados Fernando Braide (PSD), Cláudia Coutinho (PDT), Neto Evangelista (União Brasil), Florêncio Neto (PSB), Doutora Vivianne (PDT), Carlos Lula (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB) e Júnior Cascaria (Podemos).

Published On: abril 13th, 2023 / Categories: SINFA MA / Tags: /

Compartilhar