Faleceu neste sábado, 15/02, em Fortaleza (CE), o médico veterinário e Auditor Fiscal Federal Agropecuário Simplício Alves de Lima. Ex-superintendente federal do Ministério da Agricultura e Pecuária para o Ceará e líder da categoria, atuou durante 47 anos em favor da política de Defesa Agropecuária brasileira e, simultaneamente, na defesa dos interesses dos integrantes das carreiras da categoria.
O Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA), pelos seus integrantes, solidarizou-se, em nota de pesar, com a família do falecido. No comunicado, destacou o papel por ele exercido no apoio às lutas empreendidas pelo sindicato regional, pelas representações em foros nacionais e pela fundação da União Nacional dos Fiscais Agropecuários (UNAFA), prestes a se transformar em Federação.
Manifestações – A liderança nacional da categoria, representada pelo presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), Janos Pablo, lamentou a perda e destacou a contribuição do falecido para a política de Defesa Agropecuária e para a valorização pelos que nela ingressam como servidores públicos, por intermédio de concurso.
Idêntica manifestação tiveram as lideranças locais cearenses (área geográfica original de atuação do servidor), como Dimas Oliveira (Engenharia Agronômica) e Patrícia Teixeira (Medicina Veterinária). Os dois compartilharam a intensa atuação do companheiro nas atividades profissionais públicas e nas batalhas sindicais.
No Maranhão, Diego Sampaio e Saraiva Júnior, respectivamente presidente e tesoureiro/vice-presidente da UNAFA, recordaram os embates nos quais contaram com a participação de Simplício Lima. “Era um companheiro participativo, um líder exemplar e combativo. Sua atuação irrepreensível marcou posição de relevo nos debates que desenvolvemos”, reconheceram.