O apoio parlamentar à campanha do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) pelo Maranhão livre de aftosa sem vacinação, reestruturação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) e valorização dos integrantes do Grupo AFA (Atividade de Fiscalização Agropecuária), deflagrada há um mês, sensibilizou expressivo número de deputados estaduais.

A informação é da recém-eleita deputada Doutora Vivianne, representante de Balsas e Sul do Maranhão no Poder Legislativo, em entrevista ao Programa Manhã Sertaneja, do apresentador Carlindo Silva, da Rádio Boa Notícia, de Balsas, emissora engajada na campanha desde a primeira hora. A parlamentar acredita que o assunto, que será tema de audiência pública, se constituirá em frente parlamentar, pela sua importância econômica.

Brandão sensibilizado – Em resposta a indagação do presidente do SINFA-MA, Diego Sampaio, participante da entrevista, a parlamentar confirmou que, ao abordar o assunto com o governador Carlos Brandão, constatou estar ele sensibilizado com o problema, inclusive já tendo determinado alguns procedimentos. Como a compra de 50 veículos para os serviços de barreira.

Conforme a parlamentar, o governador maranhense, cuja família integra o empresariado rural, mostrou a mesma motivação que as autoridades paraenses em relação à conquista da nova classificação sanitária (unidade federativa livre de aftosa sem vacinação). “Acredito, pois, que ele dará todo apoio a campanha e todos os seus aspectos”, comentou a deputada.

Porta-voz – Doutora Vivianne aventou a possibilidade de o tema se constituir numa frente parlamentar na ALEMA, dado o número de deputados que, contatados por ele, manifestaram interesse em aderir à campanha, defendê-la da tribuna e sensibilizar o governo para fortalecer a AGED, estimular seus servidores e proporcionar os mecanismos que permitirão o atendimento das metas exigidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para a concessão da classificação sanitária. “Serei porta-voz da campanha perante meus colegas de plenário”, anunciou a deputada.

Ela anunciou que, em companhia de outros parlamentares, deve reunir-se com o presidente da AGED, Cauê Aragão, nos próximos dias, discutindo aspectos da Audiência Pública (exigência do MAPA), do cumprimento das metas (admitiu que algumas já foram atendidas) e das iniciativas parlamentares que proporcionem a conquista. E voltou a afirmar que encontro o governador sensível a ajudar na campanha, inclusive mobilizando seus auxiliares comprometidos com a política de defesa agropecuária.

Crença – Na qualidade de vice-presidente da União Nacional dos Fiscais Agropecuários (UNAFA), o tesoureiro do SINFA-MA, Saraiva Júnior, associou-se ao presidente Diego Sampaio no agradecimento à deputada pelo seu empenho imediato em assumir papel na campanha, logo que contatada pela direção do sindicato. Exaltou os resultados por ela obtidos nos contatos, inclusive levando o assunto ao governador e recebendo respostas,
Diego Sampaio ressaltou a observação da parlamentar sobre o número de pecuaristas de pequeno e médio porte (78%) que poderão sofrer prejuízos, com reflexos na economia do Estado, caso o Maranhão não conquiste a classificação sanitária. E revelou que o Estado do Tocantins, apenas aprovado para a concessão, sem anúncio oficial, já recebeu expressivas promessas de investimentos na área de frigoríficos. “O que prova a validade do status”, comentou o presidente do SINFA-MA.

Published On: maio 7th, 2023 / Categories: SINFA MA / Tags: , /

Compartilhar