“O governador do Estado sinalizou atualizar a implantação dos benefícios funcionais devidos aos servidores agropecuários maranhenses e a adotar outras medidas de valorização da categoria”. A manifestação foi comunicada à comitiva do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) pelo secretário estadual de Administração, Guilberth Garcês, na audiência concedida nessa quarta-feira, 18 de junho de 2025.
A presidente Cleide Santana, em comunicado aos integrantes das carreiras que integram a categoria, considerou este um importante passo em direção à normalidade da política de valorização dos servidores interrompida em 2017. Até aquele ano as implantações ocorriam automaticamente, conforme determina a legislação que disciplina o assunto. Desde então, foram muitos os prejuízos acumulados, agora com a perspectiva da atualização.
Em relação ao Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), elaborado por Grupo de Trabalho (GT) misto e pronto desde 2023, o governo, por intermédio do secretário, sugeriu a releitura do documento, por parte do sindicato e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED).
Neste particular, a presidente do SINFA-MA iniciará conversações com lideranças políticas da base de apoio do governo na Assembleia Legislativa (ALEMA), às quais detalhará a intenção da proposta e as atualizações necessárias desde as últimas mudanças adotadas em relação aos servidores, em 2011. A presidente explicou que o PCCR não impacta o recente reajuste concedido aos servidores, pois vai além de política salarial, focando em outras situações funcionais