O 2° Seminário Estadual sobre Defesa Agropecuária (SEDAGRO), promovido pelo Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (SINFA-MA) e apoiado pelos órgãos públicos e da iniciativa privada, acontecido na primeira semana de novembro deste 2024, consolidou-se como plenário de grandes debates da política nacional do tema. Tanto pela pauta temática como pela seleção das autoridades palestrantes. O tema central foi “Ética e Inovação no Serviço Público”.

A agenda do atual encontro avançou pelo ainda misterioso cenário da Inteligência Artificial e suas plataformas, ao explorar o tema acompanhando a evolução tecnológica que preside as atividades em todos os planos. Os principais conferencistas palestraram sobre o tema e suas implicações no quotidiano das pessoas e das organizações.

Avaliação – Para o presidente do SINFA-MA, Diego Sampaio, o encontro cumpriu sua finalidade – atrair a atenção dos servidores para a aplicação das tecnologias em suas atividades e aprimorar seu conhecimento científico para alcançar melhores resultados funcionais, levando o poder público a entender sua importância e investir em seu potencial. Raciocínio exarado na entrevista concedida ao programa da TV Assembleia, Maranhão no Campo, ao avaliar o encontro.

O palestrante-magno Paulo Emílio Torres, presidente da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), ao abordar “Defesa Agropecuária: Economia e Sustentabilidade”, destacou a relevância do serviço para o desenvolvimento do Brasil e seu impacto na economia e na sustentabilidade ambiental.

Com médico veterinário projetou a importância do profissional na política do setor, considerando seu envolvimento no cuidado com os animais, com a produção animal e a inspeção dos produtos dessa origem. “Isto num país segundo maior produtor de gado bovino, de aves e grande movimento de exportação”, alertou.

Acerca do SEDAGRO entendeu o seminário como instrumento de diálogo entre os diferentes atores do setor e defendeu sua frequência para implementação de politicas que favoreçam tanto a produção como a preservação ambiental. O mesmo raciocínio ele desenvolveu no encontro com os profissionais veterinários em reunião na sede do conselho regional maranhense.

Published On: novembro 13th, 2024 / Categories: SINFA MA /

Compartilhar