Delegados da caravana maranhense à 8ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA), servidores da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) e filiados ao Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária (SINFA), destacaram a relevância da reunião para a capacitação dos agentes integrantes da atividade e para o desenvolvimento dos trabalhos, com a utilização de avançadas técnicas e manejos em uso nas frentes de trabalho. Defenderam a necessidade da troca de expediências ser intensificada após o encontro com vistas a equiparar a atuação local à dos centros mais avançados do país e do mundo.
Para o Técnico de Fiscalização Agropecuária Samuel Sousa Silva, vice-presidente do SINFA, a validade do encontro está na capacitação dos servidores da categoria em abstrair os conhecimentos e transmiti-los aos companheiros da base, com o objetivo de mantê-los informados sobre os avanços da atividade. Elogiou a escolha do tema da conferência, “Conectividade na Agropecuária”, e defendeu a contribuição à política de Defesa Agropecuária, como a do deputado federal Marcio Honaiser apresentada na reunião da UNAFA.
Desafios – Francisco Saraiva, Fiscal Estadual Agropecuário, tesoureiro do SINFA e vice-presidente da UNAFA, incorporou a experiência de mais um encontro nacional, ampliou a agenda de conhecimentos e aumentou os contatos pessoais que acrescenta nos 15 anos de exercício sindical e associativo. “Aconselhamos e incentivamos os companheiros a buscar essas ocasiões, certos de que o aprendizado os tornará mais preparados para os desafios que a carreira impõe a eles no cumprimento das tarefas que lhes serão delegadas. Particularmente, daqui, de Goiânia, sairemos com um cabedal de informações que nos ajudará na labuta diária”, admitiu.
O Fiscal Estadual Agropecuário Ricardo Arruda, segundo tesoureiro do sindicato, considerou o encontro como a oportunidade de aprimoramento aos servidores, oferecida pelas exposições, palestras, oficinas e demais atividades da conferência. Exaltou a participação de autoridades, cujo conhecimento é de grande valia para o alcance de melhores resultados na política de Defesa Sanitária e valorização dos que nela atuam. “Lucram os agentes da área vegetal e animal e lucra o poder público que os emprega, com vantagens econômicas e sociais”, reconheceu.
Os coordenadores sindicais Cleide Santana e Clenilson Almeida Júnior consideraram a temporada oportuna e feliz a iniciativa do SINFA em relacionar os sindicalizados na comitiva. “Aqui estamos otimizando nossa função de inspetores estaduais e municipais, atualizando técnicas e práticas que proporcionarão melhores resultados em nossas atividades. Sairemos daqui enriquecidos não só funcionalmente, mas, também, preparados para nossas lutas sindicais. O intercâmbio com companheiros de outros Estados fortalece nossos ideais de conquistas e valorização”, concordaram os sindicalistas.