É muito comum nos sentirmos profissionalmente apequenados quando constatamos que o grande público desconhece a relevância das atividades desenvolvidas pelos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas). Via de regra, a conclusão é que “não sabemos vender nosso peixe”.
Mas, esse é realmente um parâmetro válido para auferir a relevância e reconhecimento por uma carreira? O marketing do Anffa Sindical, então, deveria tomar como missão a inatingível meta de tornar a carreira conhecida por 220 milhões de brasileiros?
Responda na lata: o que faz um analista de comércio exterior? Qual a relevância para o país do especialista em políticas públicas e gestão governamental? Qual a função de um auditor federal de controle externo? E o de controle interno público?
São carreiras com denominações não autoexplicativas que fazem parte de um seleto grupo que perfaz as maiores remunerações no serviço público federal. Todas compõem o Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado, o Fonacate. Se você – e sua família – não conhecem exatamente as atribuições e a importância de cada uma, imagine a população!
Não é que o Anffa Sindical deve abrir mão de conversar com consumidores, donas de casa, supermercadistas, pequenos produtores, feirantes… Mas não pode ser sua meta principal. E nem tampouco pode ser parâmetro para auferir a relevância da careira.
Por outro lado, o Ministério da Agricultura também tem papel relevante na visibilidade da carreira. É imprescindível ter a comunicação institucional voltada para os seus agentes, assim como a Secretaria de Defesa Agropecuária dispor de uma identidade visual padronizada.
Quem quer conversas com todo mundo não fala com ninguém
A adoção de estratégias de marketing com abordagens amplas demais pode representar a diluição da mensagem central, o desperdício de recursos limitados em audiências menos relevantes e, por fim, um baixo retorno sobre os investimentos.
A alternativa para evitar falar com todo mundo e não conversar com ninguém é aplicar o Account-Based Marketing (ABM), formato que direciona estratégias de marketing especificamente para contas-chave, em vez de uma abordagem mais ampla. Uma mudança de foco que tem resultado em maior personalização e relevância nas interações com nichos decisórios, melhorando as chances de resultado.
Com essa estratégia, em um ano o Anffa Sindical aumentou em 49,1% o número de acessos à sua homepage oficial, com 20/8% de aumento do tempo de duração dos leitores na página. Tudo conseguido sem, no entanto, aumentar o número de matérias publicadas. Ou seja, mais resultados com otimização dos mesmos recursos.
Na imprensa, o número de matérias que citam o Auditor Agropecuário aumentou 406% em um ano. Caso o sindicato fosse pagar pelos espaços das matérias nos veículos, teria que desembolsar R$9,7 milhões, mais que todo seu orçamento anual.
O Anffa Sindical passou a focar em parlamentares, magistrados, gestores públicos, representações do setor produtivo, ministério público, carreiras de estado, editores de veículos de comunicação, profissionais do setor agropecuário, candidatos a concursos públicos e muitos outros nichos influenciadores, decisórios e formadores de opinião. Ao concentrar esforços em contas estratégicas, otimizou o retorno sobre o investimento e fortaleceu relacionamentos.
O aumento expressivo da exposição do Auditor Fiscal Federal Agropecuário na mídia é possível porque efetivamente ele é um profissional cujas atribuições são relevantes para a saúde pública e a economia nacional. Por isso é importante que cada um converse sobre a carreira fora do Ministério da Agricultura. A moda antiga – o boca a boca, corpo a corpo – ainda é importante
**Os artigos publicados não traduzem a opinião do Anffa Sindical. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos temas sindicais e de refletir as diversas tendências do pensamento.
Por: Antônio Andrade Júnior
Auditor Fiscal Federal Agropecuário e diretor de comunicação do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais (Anffa Sindical).
Fonte: ANFFA Sindical
Nota: Os artigos publicados não traduzem a opinião do Anffa Sindical. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos temas sindicais e de refletir as diversas tendências do pensamento.